Notícias

Banca de DEFESA: LUCAS DOS SANTOS BULHOSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCAS DOS SANTOS BULHOSA
DATA: 14/08/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Laboratório de Conforto Ambiental – GEDAE/UFPA
TÍTULO:

MODELAGEM E SIMULAÇÃO PARA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DE SISTEMA FOTOVOLTAICO DO TIPO SIGFI-45 OPERANDO COM DIFERENTES CONFIGURAÇÕES


PALAVRAS-CHAVES:

SIGFI, Sistema off-grid, Sistema isolado, Autorregulação, Modelagem.


PÁGINAS: 140
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
SUBÁREA: Sistemas Elétricos de Potência
RESUMO:

O presente trabalho visa apresentar a avaliação de desempenho de um sistema fotovoltaico do tipo Sistema Individual de Geração de Energia Elétrica com Fonte Intermitente – SIGFI, empregando diferentes configurações de equipamentos, como gerador fotovoltaico e controlador de carga, por meio da modelagem dos componentes do sistema e simulação empregando o software MATLAB/SIMULINK. Para a validação do modelo, tomou-se como estudo dados monitorados de um sistema real SIGFI com disponibilidade energética mensal mínima de 45 kWh, implantado na área externa do prédio do Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas da Universidade Federal do Pará (GEDAE/UFPA), considerando-se na monitoração a obtenção de parâmetros elétricos no lado c.c. e c.a. do sistema, bem como parâmetros ambientais. Desta forma, realizou-se ensaios práticos com diferentes configurações de equipamentos e os dados obtidos nestes ensaios foram também utilizados para validar os resultados das simulações do modelo desenvolvido para o sistema. Ressalta-se que os ensaios foram concebidos com o uso de controladores de carga com e sem o mecanismo de rastreamento do ponto de máxima potência, bem como o acoplamento direto do gerador fotovoltaico no banco de baterias (operação com autorregulação). Após validação do modelo, tem-se a possibilidade de uso da plataforma para simular o desempenho operacional do sistema para perfis distintos de irradiância global e temperatura com o uso das configurações de equipamentos consideradas, e ainda operando com diferentes curvas de carga e estado inicial de carga do banco de baterias.

 

PROJETO VINCULADO: Nanorrede de Distribuição c.c. de Estrutura Aberta Aplicada a Edificações Ribeirinhas da Amazônia.

 

ARTIGO 1: "AVALIAÇÃO OPERACIONAL DE SISTEMA FOTOVOLTAICO ISOLADO COM DOIS DIFERENTES CONTROLADORES DE CARGA". Em: IX Congresso Brasileiro de Energia Solar – CBENS 2022, Florianópolis – SC, 23 a 27 de maio, 2022.

 

ARTIGO 2: "SIMULATION AND OPERATIONAL EVALUATION OF DISTRIBUTED STORAGE DEVICES CONNECTED TO A DIRECT CURRENT DISTRIBUITION NANOGRID" Em: IEEE Latin American Electron Devices Conference (LAEDC), Puebla, México, 3 a 5 de Julho, 2023.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1843458 - MARCOS ANDRE BARROS GALHARDO
Interno - 1701976 - WILSON NEGRAO MACEDO
Externo ao Programa - 327562 - EDINALDO JOSE DA SILVA PEREIRA
Externo ao Programa - 2317479 - RENATO LUZ CAVALCANTE
Notícia cadastrada em: 09/08/2023 15:38
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2