Notícias

Banca de DEFESA: WUANDA LETICIA DA SILVA MORAES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: WUANDA LETICIA DA SILVA MORAES
DATA: 13/07/2023
HORA: 09:00
LOCAL: CEAMAZON
TÍTULO:

GESTÃO DO ARMAZENAMENTO DE ENERGIA INTEGRADO COM FONTES RENOVÁVEIS INTERMITENTES


PALAVRAS-CHAVES:

Armazenamento de Energia; Balanço Energético; Gerenciamento de Energia; Políticas de baixo carbono; Sistemas Fotovoltaicos.


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Elétrica
RESUMO:

O presente trabalho irá abordar a configuração do armazenamento de energia integrado à fontes renováveis intermitentes, especialmente sistemas fotovoltaicos, conectados à rede de distribuição de energia elétrica. Este é resultado de um Projeto Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de Mobilidade Elétrica Multimodal na Região Amazônica (SIMA), desenvolvido no Centro de Eficiência Energética da Amazônia (CEAMAZON), onde há uma mini rede com geração fotovoltaica, geração à diesel, eletro postos, armazenamento de energia em banco de baterias íon-lítio, e ponto de acoplamento com a rede CA da cidade universitária Profo Dro José da Silveira Netto. O gerenciamento da mini rede conta com a tecnologia de um inversor híbrido associado a um controlador de carga, capaz de informar e gerir a potência que está sendo gerada pelos arranjos FV, o estado de carga do banco de baterias, que também possuem um gerenciamento próprio, através de BMS (Battery Management System); e a potência que está sendo injetada no barramento CA. De posse do estudo de caso, serão definidas as estratégias de gerenciamento e energia através do gerenciamento pelo lado da demanda (GLD), análise de viabilidade econômica e estratégias que visem as políticas de baixo carbono.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1153258 - ANA ROSA CARRICO DE LIMA MONTENEGRO DUARTE
Externo ao Programa - 326263 - EDSON ORTIZ DE MATOS
Interno - 2153063 - MARIA EMILIA DE LIMA TOSTES
Presidente - 326021 - UBIRATAN HOLANDA BEZERRA
Interno - 1834774 - WELLINGTON DA SILVA FONSECA
Notícia cadastrada em: 06/07/2023 21:03
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2