Banca de DEFESA: MARIA ANTONIA PAIXAO FEITOSA

DISCENTE: MARIA ANTONIA PAIXAO FEITOSA
DATA: 28/02/2020
LOCAL: Sala de Reuniões do prédio de Pós-Graduação

A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE DE “ALUNO SAUDÁVEL”: PERCEPÇÕES DE CONDUTA E CONTROLE DA EDUCAÇÃO E/M SAÚDE NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA

Programa Saúde na Escola. Aluno Saudável. Biopolítica e Governamentalidade. Corpo e Sexualidade

ÁREA: Educação

Esta Dissertação analisa as formas discursivas que enunciam e visam constituir a identidade de aluno saudável nos documentos que compõe o Programa Saúde na Escola (PSE). Para fluir essa análise, são investigados dispositivos de biopolítica e sexualidade implicados nas práticas de governamentalidade utilizados como estratégia de governo, da conduta e controle de corpos infantojuvenis. Para tanto, a pergunta problema que norteia a pesquisa é: como uma política governamental, intersetorial, aciona os saberes da educação e da saúde como estratégia da conduta e controle, constitui o discurso de governamentalidade dos corpos infantojuvenis? O objetivo geral, constitui-se em analisar estratégias de promoção à saúde articuladas aos saberes médicos em ambiente escolar para a conduta e controle dos corpos infantojuvenis. Como desdobramento da questão norteadora apresentamos aportes teóricos acerca da elaboração e constituição do PSE (documentos), discutindo os conceitos de práticas, biopolítica e governamentalidade, analisando nos documentos selecionados, como são produzidos e engendrados os discursos que “impõem” a constituição da identidade de aluno saudável. O referido estudo irá discorrer sobre estas questões a partir dos aportes teórico-metodológicos foucaultianos, de análise arqueogenealógica enfatizando os micropoderes presentes em todas as relações. Uma pluralidade de formas de governos em (co)existência com o dispositivo da biopolítica para o exercício das práticas discursivas e não discursivas de governamentalidade. Além de Foucault (1996, 2004, 2006, 2008a, 2008b, 2011, 2016, 2017), estabelecemos diálogos com Ortega (2004, 2008), Ortega; Zorzanelli (2010), Donzelot, (2001), Costa ( 2004), Portocarrero ( 2009), Veiga-Neto (2003). E, a partir da arqueogenealogia, de Michel Foucault se aplica nesta pesquisa o método bibliográfico e documental. Os principais documentos analisados são os materiais (cadernos de textos, livros e manuais) construídos pelo Ministério da Saúde e da Educação para serem utilizados pelo PSE na formação integral dos educandos da educação básica. A partir da análise dos documentos a dissertação proposta nesse estudo aponta que a promoção da saúde estabelecida por um Programa, engendra o pensamento de que; a vida em um programa tenta “frear” as resistências presentes nas relações de poder, instituindo o “saber” como melhor forma de acreditar, que a (in)formação é a (re)solução para todos os riscos.

Externo à Instituição - PAULA REGINA COSTA RIBEIRO
Interno - 2558010 - ROSANGELA DO SOCORRO NOGUEIRA DE SOUSA
Presidente - 2478712 - VILMA NONATO DE BRICIO
Notícia cadastrada em: 06/02/2020 15:38