Banca de QUALIFICAÇÃO: ISANE CARIPUNA PINHEIRO

DISCENTE: ISANE CARIPUNA PINHEIRO
DATA: 23/04/2024
LOCAL: Video- Conferencia

IDENTIDADE(S) E VIOLÊNCIA URBANA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O PAPEL DO CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL – CRAS, NO BAIRRO DE SÃO SEBASTIÃO (ABAETETUBA/PARÁ)

Amazônia; centro de referência da assistência Social-cras; cidade, cultura; identidade; violência urbana.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Serviço Social

O Projeto Albras/Alunorte é um empreendimento nipônico, situado no município de Barcarena/PA, a 37 Km de Abaetetuba. É a maior fábrica de alumínio instalada fora da Ásia e constitui um dos maiores projetos econômicos implementado na Amazônia. No final da década de 1980, assistimos à formação do bairro de São Sebastião, no município de Abaetetuba, resultado da concentração de famílias migrantes de outros estados do país que vieram trabalhar durante a fase de implementação do projeto e que não tiveram condições para retornar aos seus locais de origem, bem como por famílias oriundas da zona rural-ilhas que realizaram esse percurso para a zona urbana em busca de emprego e uma vida melhor. Nos primeiros anos, o bairro não possuía infraestrutura básica, nem a presença do Estado, motivos pelo qual se tornou uma das áreas mais violentas do município, devido principalmente ao envolvimento de adolescentes e jovens em gangues. A insegurança e o medo dos moradores devido aos confrontos desses grupos e à segregação e estigmatização do território, levou à implantação do primeiro Centro de Referência da Assistência Social-CRAS no município, equipamento social que em consonância com a Política Nacional de Assistência Social, procurou intervir na realidade desse território. A pesquisa objetiva compreender como o processo de industrialização realizado pelo Projeto Albras/Alunorte influenciou socialmente o bairro de São Sebastião, nomeadamente em termos de identidade e cultura. A abordagem metodológica é de caráter qualitativa, descritiva e exploratória, a qual tem por base a aplicação de entrevistas semiestruturadas a membros de famílias que foram vítimas das “gangues”, membros de famílias que faziam parte das “gangues”, funcionários e ex-funcionários do Estado que participaram do processo de implantação e implementação do CRAS e um dos fundadores do bairro de São Sebastião. Bibliograficamente, a pesquisa foi norteada pelos trabalhos de Bauman (2005), Bourdieu (2002), Costa (2022), Cruz (2011), Harvey (1989), Hall (2006), Koga (2011), Lefebvre (2011) e Machado (2020).

Presidente - 754.648.291-72 - FERNANDO MANUEL ROCHA DA CRUZ - UNIPORTO
Interno - 2479566 - ALEXANDRE AUGUSTO CALS E SOUZA
Externo à Instituição - SORAIA MARIA DO SOCORRO CARLOS VIDAL
Notícia cadastrada em: 01/04/2024 14:44