News

Banca de DEFESA: ARTHUR MARQUES LEÃO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ARTHUR MARQUES LEÃO
DATA: 31/08/2022
HORA: 14:00
LOCAL: on line
TÍTULO:

DINÂMICA DA PAISAGEM: UMA ANÁLISE ESPACIAL DAS ALTERAÇÕES DA COBERTURA DA TERRA EM PARAGOMINAS - PA


PALAVRAS-CHAVES:

Dinâmica de ocupação da terra; alterações da paisagem; Análise de intensidade; Classificação da terra, Análise de paisagem.


PÁGINAS: 62
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
SUBÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

O município de Paragominas possui uma forte dinâmica de ocupação da terra, devido ao histórico da expansão territorial e econômica, consequentemente gerando alterações na estrutura da paisagem. Tais alterações estão relacionadas principalmente com as atividades de extração de madeira e com a conversão de florestas em pastagens e agricultura. Entretanto, a forma de ocupação de suas terras pode gerar prejuízos ao meio ambiente, causando distúrbios ecológicos como a fragmentação da paisagem, perdas de habitats e degradação. Nesse contexto, este estudo analisou o processo de alterações da paisagem a partir da classificação da cobertura da terra, nos anos de 2010, 2014, 2018 e 2020, utilizando imagens do satélite Landsat, limites municipais e outros dados disponíveis para a área. A classificação utilizou o algoritmo Random Forest. A análise da paisagem se deu a partir dos cálculos das métricas de paisagem e a comparação dos valores das métricas da paisagem poderá ser realizada entre classes (mesmo ano) e também para a mesma classe entre os anos analisados (variação temporal). A análise da dinâmica do uso e cobertura envolveu um método quantitativo para analisar mapas de terrenos de vários anos para um único local, a análise de intensidade. Com os resultados obtidos foi atestado o avanço das áreas de vegetação secundária ao longo do período estudado e a redução de áreas de floresta nativa. Houve a expansão de áreas agrícolas e pastagem desde o primeiro ano analisado até o último. As áreas de vegetação secundária (VS), pasto e as áreas agrícolas tiveram o maior ganho em termos do tamanho da transição anual. Houve grande fragmentação das áreas de vegetação nativa e as áreas de VS tiveram uma redução em seu processo de fragmentação.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ADRIANO VENTURIERI
Interno - 1967500 - ALINE MARIA MEIGUINS DE LIMA
Interno - 1549114 - JOSE HENRIQUE CATTANIO
Presidente - 899.850.369-72 - MARCOS ADAMI - INPE
Notícia cadastrada em: 22/08/2022 09:43
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2