Banca de DEFESA: RAYANNE ALMEIDA DA COSTA

DISCENTE: RAYANNE ALMEIDA DA COSTA
DATA: 02/09/2023
LOCAL: Sala 07, bloco II – UFPA – Bragança

O cálculo de áreas e volumes: Uma proposta de práticas de ensino dinâmicas e motivadoras.

Ensino e aprendizagem; Medidas de área e volume; pós pandemia; Teorema dos Intervalos Encaixantes; Princípio de Cavalieri.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Neste trabalho desenvolveu-se uma lista de atividades destinadas a alunos do ensino fundamental e do ensino médio, voltadas para o ensino-aprendizagem de conceitos básicos de geometria e para o aprofundamento em noções de medidas de área e volume, em período pós pandêmico, aplicadas em sala de aula, seguindo uma sequência didática, onde cada atividade fomenta bases para a seguinte. Buscando tratar todos os tópicos partindo de uma conexão das perspectivas abstrata e concreta, além do foco na fala por parte dos estudantes, de modo a complementar o ensino tradicional. Assim sendo, foi utilizado materiais concretos, sejam já dados pelo professor, seja produzidos pelos alunos, como no caso da produção de sólidos geométricos via impressão 3D, visando um aprendizado pautado na reflexão e na suposição de hipóteses para a chegada a conclusões, reforçando o papel dos discentes como seres ativos no processo de ensino e aprendizagem.

Presidente - 2445364 - CARLOS ALESSANDRO DA COSTA BALDEZ
Interno - 2519827 - DEIZIANE MENDES WANZELER
Interno - 661.455.202-30 - GLAUCO LIRA PEREIRA - IFPA
Interno - 1570295 - MARIA AUGUSTA RAPOSO DE BARROS BRITO