Banca de DEFESA: REINALDO BRITO COUTINHO

DISCENTE: REINALDO BRITO COUTINHO
DATA: 01/09/2023
LOCAL: Sala 04, bloco II – UFPA – Bragança

MODELAGEM MATEMÁTICA: a cultura urumajoense descrita através de gráficos de funções.

Modelagem matemática, Gráficos de funções, GeoGebra, Cultura urumajoense.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Este trabalho lançou uma proposta metodológica destinada ao uso da modelagem matemática no ensino, em particular, referente ao conteúdo de gráfico de funções. O objetivo foi realizar uma alternativa pedagógica de ensino usando a modelagem matemática sob uma perspectiva dinâmica de Burak (2010), desenvolvendo nos alunos a capacidade de matematização de situações-problema usando gráficos de funções com o auxílio do aplicativo GeoGebra. Diante das dificuldades que alunos apresentam em relação ao conteúdo de funções, bem como sua importância, apresentamos metodologias que necessitaram do auxílio das seguintes concepções: distorções em gráficos de funções, manuseio do aplicativo GeoGebra, modelagem matemática e a cultura urumajoense, havendo assim, a aplicação em duas linhas de pesquisas, uma de campo e outra bibliográfica. A proposta discorre na perspectiva da modelagem matemática descrevendo cinco etapas: escolha do tema, pesquisa exploratória, levantamento dos problemas, resolução dos problemas e análise crítica das soluções. A cultura urumajoense descrita através de gráficos de funções envolveu um dos principais rios, o Rio Urumajó e o cultivo de ostras na comunidade de Nova Olinda, na zana rural da cidade. Conseguimos explorar dois temas relacionados a cultura local e além disso problematizar atribuindo variáveis, relacionando comportamento dos gráficos e disponibilizando um material para que os professores superem as práticas tradicionais, incluindo a modelagem matemática em seus objetos de conhecimento.

Interno - 938.115.782-00 - ANDREIA GOMES PINHEIRO - IFPA
Interno - 1706858 - EDILENE FARIAS ROZAL
Interno - 2190513 - EDSON JORGE DE MATOS
Presidente - 2331230 - MARLY DOS ANJOS NUNES