Banca de DEFESA: ALVARO GALVAO MORAES

DATA: 30/08/2023
LOCAL: Sala 07, bloco II – UFPA – Bragança

AS DIFERENTES FORMAS DE RESOLVER EQUAÇÕES POLINOMIAIS DO 2º GRAU

Equação do 2º grau, métodos de resolução, história da matemática.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Neste trabalho foi realizado uma análise de como tem sido desenvolvido o ensino de equação polinomial do 2º grau na educação básica, visto que tem se restringido apenas à aplicação de fórmulas, fazendo com que o aluno não tenha um maior aprofundamento neste assunto. Para isso, este estudo, mostra as diversas maneiras de resolver uma equação polinomial do segundo grau ao longo da história, trazendo para o professor algumas alternativas no aprofundamento do assunto em questão. Foi feito um estudo histórico do desenvolvimento da equação referida passando por civilizações antigas e apresentadas contribuições de grandes matemáticos dessas civilizações por meio de uma pesquisa bibliográfica. Propõe-se a utilização da história da matemática para despertar nos discentes a curiosidade, a aprendizagem por meio da história. Enfim, o ensino desse conteúdo nessa perspectiva poderá acrescentar um melhor aprendizado ao aluno no ensino em matemática.

Interno - 938.115.782-00 - ANDREIA GOMES PINHEIRO - IFPA
Presidente - 2190513 - EDSON JORGE DE MATOS
Interno - 1723421 - MARCOS LAZARO DE SOUZA ALBUQUERQUE
Externo à Instituição - SANDRO DO NASCIMENTO DA COSTA