Banca de DEFESA: JULLIANY LEMOS FREIRE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULLIANY LEMOS FREIRE
DATA: 20/12/2019
LOCAL: Auditório NEAP UFPA

Pesca, reprodução e crescimento de Lutjanus purpureus na costa amazônica brasileira

Artes de pesca, produção pesqueira, bycacth, IUU, comercio internacional, desova, L50, captura de jovens, mortalidade

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia

Caribean red snapper (Lutjanus purpureus Poey, 1866) é um Lutjanídeo de  elevada importância econômica, promovida pelo mercado internacional onde detém alto valor comercial. Entretanto, são escassos os estudos com informações atuais sobre a biologia e pesca da espécie. Deste modo, objetiva-se analisar as características da frota pesqueira, volume de produção anual, bycatch, fluxos de comercialização, reprodução e crescimento. No intuito de  diagnosticar o atual estado de tecnologia empregada, foram  realizados cadastros  dos portos de desembarque pesqueiro, das embarcações, aferições métricas dos apetrechos empregados e entrevistas semi-estruturadas com a tripulação durante as operações de pesca. Para análise da produção pesqueira das temporadas de pesca de 2016 e 2017, foram realizados registros diários dos desembarques nos portos previamente cadastrados. As informações sobre os fluxos e preços (US$) de comercialização, foram obtidas por meio de entrevistas com os armadores de pesca (proprietários ou arrendadores), empresas de processamento, supermercados, bem como os dados de exportação do MIDIC (Ministério da Economia, Indústria, Comércio Exterior e Serviços). Para aspectos reprodutivos e crescimento, foram realizadas amostragens mensais durante as temporadas de pesca de 2009 a 2011, 2016 a 2018 e amostras adicionais no período de defeso (abril/2017 e fevereiro/2018), no qual foram registrados os dados biométricos, estágios maturacionais e a biomassa das gônadas. Para a análise de crescimento, foi contabilizado o número de anéis etários, incremento marginal e análise do tipo de borda de uma sub-amostra de 150 pares de otólitos sagitta (inteiros e seccionados). A presente tese demonstra que as embarcações pargueiras são predominantemente de madeira (93,7%),  com comprimento maior de 12 m (77,1%). As artes de pesca utilizadas são o espinhel vertical, operado em pequenas embarcações (caicos) ou com auxílio de guincho manual (“bicicleta”), e a armadilha semi-fixa “manzuá”. Apesar da legislação pesqueira limitar o tamanho da frota, existe um alto número de barcos operando ilegalmente, ocasionando problemas no gerenciamento das pescarias. O pargo representa 84,5% das capturas totais (2016: 4629.8 t; 2017: 3982.2 t), sendo Rhomboplites aurorubens (Curvier, 1829) a principal espécie da fauna acompanhante. Os produtos exportados são: peixe inteiro/congelado (97%),  filé/congelado (2.5%) e  fresco ou congelado (0.5%), sendo os Estados Unidos da América o principal comprador. A cerca dos aspectos reprodutivos, observou-se que   proporção sexual de L. purpureus da costa Amazônica é favorável às fêmeas (0.60:1). O índice gonadossomático (GSI) associado com a distribuição dos estágios maturacionais sugerem que as fêmeas estão aptas a reprodução durante todo o ano, com um pico de desova no período chuvoso (janeiro a maio), no qual há uma maior descarga hídrica do rio Amazonas. A presença de fêmeas aptas à desova, capturadas sob o recife Amazônico, indicam a presença de áreas de reprodução e refuta estudos anteriores sobre migração reprodutivas  de longa distância.  O tamanho de primeira maturação sexual  (FL50) foi estimado em 35.2 e 32.1 cm para machos e fêmeas. A alta frequência de indivíduos jovens (< FL50)  capturados pela frota comercial, por meio de vertical longline (33.67%) e Manzuá (42.1%), indicam a baixa seletividade dos apetrechos utilizados pela frota o que pode contribuir para a rápida depleção do estoque pesqueiro. O crescimento analisado por meio  da curva de crescimento de von Bertalanffy, indicam  que  a  espécie apresenta longevidade  média (>30 anos), crescimento lento, com formação dos anéis  ocorrendo anualmente. Diante da importância desse recurso para a região costeira da Amazônia, e as pescarias ocorrem nas áreas de ocorrência dos recifes da Amazônia, o presente estudo apresenta informações relevantes para o gerenciamento das pescarias da espécie.

Externo ao Programa - 1548215 - BIANCA BENTES DA SILVA
Interno - 2354455 - FERNANDO ARAUJO ABRUNHOSA
Externo à Instituição - FLAVIA LUCENA FREDOU
Externo à Instituição - JULIO CESAR SA DE OLIVEIRA