Banca de DEFESA: DENYS WILLIANS COSTA DOS ANJOS

DISCENTE: DENYS WILLIANS COSTA DOS ANJOS
DATA: 05/07/2019
LOCAL: MAT O2 - ICB/UFPA

Dinâmica Populacional de Thaisella coronata (Gastropoda: Muricidae: Rapaninae) em uma praia exposta na zona costeira amazônica equatorial

Litoral amazônico; Afloramento rochoso; Estrutura e dinâmica populacional

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia

Muricídeos da subfamília Rapaninae são representantes significantes do entremarés de regiões marinhas e estuarinas, onde são geralmente abundantes e agem predominantemente como predadores, desempenhando um relevante papel como estruturadores de comunidades macrobentônicas em geral. A despeito da grande relevância ecológica, estudos acerca dos aspectos biológicos dessas espécies são negligenciados na costa norte do Brasil. O presente estudo avaliou aspectos da estrutura e dinâmica populacional (variação temporal da densidade, estrutura de tamanho, proporção sexual, índice condição, crescimento, expectativa de vida e taxa de mortalidade) em uma população de Thaisella coronata, em uma praia exposta dissipativa, no litoral equatorial amazônico brasileiro. Para esta finalidade, amostras mensais foram realizadas em um afloramento rochoso na praia do Farol Velho (Salinópolis, Pará), entre outubro de 2015 e setembro de 2016, ao longo de três transectos perpendiculares a linha d’água. Os indivíduos coletados na praia do Farol foram mensurados e separados em machos e fêmeas, pesados e medidos quanto ao comprimento da concha. Para comparar os descritores biológicos assim como as variáveis abióticas entre meses e períodos, serão utilizados métodos univariados, como análise de variância (ANOVA). Os parâmetros de crescimento e a taxa de mortalidade da população foram obtidos com uso do programa FISAT. Os resultados mostraram que T. coronata foi mais abundante na praia do Farol Velho durante o período seco, seguindo o padrão geral esperado para a região amazônica. A distribuição de frequências de comprimento não seguiu um padrão temporal claro, sendo multimodal na maior parte do ano, com a presença de indivíduos em diferentes fases do ciclo de vida, indicando um padrão de reprodução contínua. Fêmeas foram maiores e mais abundantes que machos, provavelmente como resultado de estratégias reprodutivas. A relação peso-comprimento e o índice de condição não diferiram entre os sexos, no entanto, o segundo foi maior durante o período chuvoso.

Externo à Instituição - CLEVERSON RANNIERI MEIRA DOS SANTOS
Externo à Instituição - DAIANE EVANGELISTA AVIZ DA SILVA
Externo ao Programa - 1717330 - JOSE EDUARDO MARTINELLI FILHO
Interno - 2434430 - JUSSARA MORETTO MARTINELLI LEMOS