Banca de DEFESA: LUCIANO FARIAS SOUZA

DISCENTE: LUCIANO FARIAS SOUZA
DATA: 20/02/2019
LOCAL: Auditório Paulo Mendes - ICB UFPA

Mapeamento Físico e Organização Genômica de Famílias Multigênicas em Espécies da Família Loricariidae (Siluriformes)

DNAs repetitivos, Famílias multigênicas, Citogenética

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia

A família Loricariidae apresenta a maior riqueza de peixes bagres neotropicais sendo considerada a maior família dentro da ordem Siluriformes com mais de 900 espécies válidas, compreendendo 100 gêneros, entre eles Panaque, Panaqolus e Scobinancistrus. O DNA repetitivo corresponde a uma parcela considerável do genoma dos eucariotos e possui diversas classes de sequências que por muito tempo foram classificadas como não-codificantes ou “DNA lixo”. Entretanto, atualmente sabe-se que estas sequências podem estar envolvidas na organização estrutural e funcional do genoma em geral. DNAs repetitivos constituem sequências (idênticas ou semelhantes) classificadas nos genomas eucarióticos em codificantes, representadas pelas famílias multigênicas (DNA ribossomal, DNA histônico e pequenos RNAs nucleares) e não codificantes podendo se organizar em blocos (in tandem), incluindo DNAs satélites, ou dispersos no genoma. As famílias multigênicas são sequências de DNA que apresentam similaridade estrutural e funcional, originadas a partir de um gene ancestral comum. Sequências de DNAs repetitivos são altamente conservadas em alguns grupos e bastante variáveis em outros. Os peixes neotropicais possuem uma alta diversidade cromossômica. Desse modo, estudos citogenéticos através do mapeamento dessas sequências revelam-se como uma excelente ferramenta para o estudo da organização genômica. Nesse contexto, foi realizado o mapeamento de sequências de histona H1 e H3 em espécies dos gêneros Panaque, Panaqolus e Scobinancistrus. Nossos estudos demonstraram um padrão de marcação disperso para os genes de histona H1 com a formação de clusters em alguns pares cromossômicos nas espécies Panaqolus sp., Panaque armbrusteri, Scobinancistrus pariolispos e Scobinancistrus aureatus. Ao passo que o mapeamento dos genes de histona H3 evidenciou marcações em blocos em 1 par cromossômico nas espécies Scobinancistrus pariolispos e Panaqolus sp. O padrão de marcação das sequências de famílias multigênicas analisadas no estudo ressalta o papel dos DNAs repetitivos na compreensão da estrutura, organização e evolução dos genomas.

Externo ao Programa - 327135 - CLEUSA YOSHIKO NAGAMACHI
Interno - 2970885 - JOAO BRAULLIO DE LUNA SALES
Interno - 1718472 - JONATHAN STUART READY
Externo ao Programa - 327067 - JULIO CESAR PIECZARKA