Banca de DEFESA: LUAN FELIPE DA SILVA FRADE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUAN FELIPE DA SILVA FRADE
DATA: 30/04/2024
LOCAL: SAT 3 do Predio anexo do ICB/Link de google meets

DNAs REPETITIVOS EM CICLÍDEOS NEOTROPICAIS: DISTRIBUIÇÃO, CARACTERIZAÇÃO E IMPLICAÇÕES FUNCIONAIS.

DNAs satélite, expressão gênica, RNAs não codificantes, cultura celular, cromossomos

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Genética
SUBÁREA: Genética Animal

A família Cichlidae é uma das maiores e mais diversas famílias de peixes de água doce, com distribuição global. Os ciclídeos neotropicais, compõem um grupo proeminente nessa família, apresentando uma ampla variedade de espécies adaptadas a diferentes ambientes aquáticos, exibindo estratégias reprodutivas complexas e sendo importantes modelos para estudos evolutivos. A genética e evolução dos ciclídeos têm sido amplamente estudadas, revelando uma complexa história evolutiva influenciada por processos genéticos e ecológicos, como especiação e divergência genética. O estudo das características genéticas desses animais tem contribuído para uma melhor compreensão de sua história evolutiva, relações de parentesco, classificação taxonômica e trajetórias evolutivas. Nesse contexto, o estudo de sequências de DNAs repetitivos torna-se relevantes pois, tais sequências constituem uma porção significativa do genoma eucariótico e desempenham papéis essenciais no genoma, regulando expressão gênica, estrutura cromossômica e estabilidade genômica. A subfamília Cichlinae é constituída pelos ciclídeos neotropicais e inclui mais de 550 espécies e apresentam grande diversidade morfológica, ecológica e comportamental. Os ciclídeos neotropicais são, cada vez mais, reconhecidos como modelos para estudos de diversificação evolutiva. O presente estudo apresenta a caracterização e comportamento de importantes grupos de DNAs repetitivos em ciclídeos neotropicais, gerando informações que possibilitam uma melhor compreensão acerca da organização e regulação do genoma destes peixes.

Externo ao Programa - 3170348 - ADENILSON LEAO PEREIRA
Interno - 1774491 - LEONARDO DOS SANTOS SENA
Externo ao Programa - 2378657 - MARCELO NAZARENO VALLINOTO DE SOUZA
Externo à Instituição - MARCELO RICARDO VICARI