Banca de QUALIFICAÇÃO: ELIAS WELENGANE

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ELIAS WELENGANE
DATA: 25/03/2024
LOCAL: Sala SAT1 do predio anexo do ICB/Link de google meet

VARIAÇÕES EPIGENÉTICAS DA ESPÉCIE Cichla monoculus (TELEOSTEI: CICHLIDAE) EM RESPOSTA À DIFERENÇA NAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DOS RIOS AMAZÔNICOS.

Amazônia; epigenética; metilação; citogenética

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Genética

Os rios amazônicos, um dos ambientes aquáticos neotropicais mais complexos e biodiversos do planeta, abrigam uma miríade de espécies com hábito alimentar generalista e cuidados parentais, adaptadas as condições ambientais distintas. No entanto essa notável diversidade de ambientes aquáticos da região amazônica não apenas sustenta uma rica variedade de vida, mas também os torna suscetíveis a variações epigenéticas resultante dos impactos ambientais decorrentes da atividade antrópica e fenómenos naturais. Essas variações epigenéticas referem-se a mudanças hereditárias na expressão gênica que não alteram a sequência de DNA, mas são influenciadas por fatores ambientais. Esta pesquisa visa investigar as variações epigenéticas na espécie Cichla monoculos, pertencente à família Cichlidae e à ordem Teleostei em resposta às diferentes condições ambientais encontradas nos rios amazônicos. O estudo é dividido em três capítulos distintos: No primeiro capítulo, serão coletados amostras fígado e músculos de 5 indivíduos no período de novembro/2023 à novembro/2024, nos seguintes rios Xingu/PA, Itaituba/PA, Abaetetuba/PA, Breves/ PA, Castanhal/PA e Cametá/ PA e serão analisados os níveis de expressão genética do gene CYP 1B1 (gene relevante no metabolismos xenobiontes) em Cichla monoculus, através de PCR específica para metilação (MSP) seguindo de sequenciamento (BSP), avaliando também os padrões de metilação dos promotores desse gene em resposta à contaminação aquática. Buscaremos correlacionar os padrões de metilação identificados com os fatores ambientais específicos de cada tipo de água, como pH, nutrientes e presença de poluentes. Este trabalho poderá fornecer informações valiosas para a conservação dos ecossistemas aquáticos e para o desenvolvimento de estratégias de gestão ambiental. Essas informações podem ser usadas para monitorar a saúde dos rios amazônicos e identificar áreas que estão mais sujeitas à contaminação, facilitando a implementação de medidas preventivas e de mitigação. O segundo capítulo consiste em uma revisão sistemática sobre a metilação do DNA em peixes da família Cichlidae, incluindo a espécie Cichla monoculus. Essa revisão busca reunir e analisar criticamente as pesquisas existentes sobre o tema, oferecendo uma compreensão mais ampla do estado atual do conhecimento. Com base nas lacunas identificadas na literatura e nos desafios enfrentados pelos pesquisadores, a revisão poderá destacar áreas promissoras para futuras pesquisas sobre a metilação do DNA em peixes da família Cichlidae, sugerindo direções para estudos futuros. No terceiro capítulo, as amostras serão coletadas mediante acima descrito. Essas amostras serão utilizadas para caracterizar citogeneticamente as populações de Cichla monoculus. Para isso, serão empregadas técnicas como preparação de lâminas citogenéticas, coloração de cromossomos e análise microscópica para avaliar a morfologia e o número de cromossomos. Essa análise cromossômica busca fornecer insights sobre a diversidade genética e possíveis adaptações cromossômicas que ocorrem em resposta às variações ambientais nos diferentes habitats dos rios amazônicos, fornecendo informações importantes para o manejo da espécie.

Externo à Instituição - ADAUTO LIMA CARDOSO
Externo à Instituição - BRUNO RAFAEL RIBEIRO DE ALMEIDA
Interno - 1774491 - LEONARDO DOS SANTOS SENA
Externo ao Programa - 326353 - MARIA IRACILDA DA CUNHA SAMPAIO