News

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOÃO PAULO MOURA DE QUEIROZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOÃO PAULO MOURA DE QUEIROZ
DATA: 26/02/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório NEAP
TÍTULO:

MUDANÇAS ESPAÇO TEMPORAIS DOS RENDIMENTOS DA PESCA DO PACU (Osteichthyes: Serrasalmidae) NO RIO XINGU, SOB A INFLUÊNCIA DA UHE DE BELO MONTE.


PALAVRAS-CHAVES:

barragens, abundancia de estoque


PÁGINAS: 23
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
RESUMO:

A construção de barragens afeta toda a dinâmica aquática e as relações bióticas e abióticas, afetando não só o ambiente, mas todas as atividades econômicas e de subsistência que dependem dele. A pesca, por exemplo, é uma atividade econômica e de subsistência essencial para a comunidade ao entorno e aos centros urbanos próximos dos pesqueiros, dessa forma a implementação de uma barragem para construção da hidrelétrica de Belo Monte (UHE BM) afeta toda a dinâmica do rio, e por consequência os recursos pesqueiros. O estoque avaliado é o “pacu”, representado por 3 gêneros e 6 espécies (Myloplus arnoldi, Myloplus rubripinnis, Myloplus schomburgkii, Mylossoma duriventre, Myloplus rhomboidalis, Myleus setiger), devida sua importância econômica e ampla distribuição ao longo do rio Xingu, para avaliação do estoque estão sendo utilizados dados de desembarque pesqueiro de uma série histórica de 11 anos (2012-2023). O trabalho busca avaliar as mudanças em 4 setores presentes no ambiente que surgiram pós implementação da UHE BM, sendo eles Montante (MON), trecho abaixo do rio, Reservatório (RES), parte onde há represamento e acúmulo de água, Trecho de Vazão Reduzida (TVR), área pós barramento onde a vazão é controlada pela UHE BM, e Jusante (JUS), trecho pós vertedouro da hidrelétrica, para que por meio desses pontos possamos avaliar os dados de vazão, precipitação, uso e cobertura da terra, variações climáticas (ENSO) e dinâmica da pesca correlacionando com a avaliação temporal da abundância do estoque utilizando a captura pela unidade de esforço (CPUE) como métrica e avaliar o efeito sinérgico das variáveis sobre a CPUE. As análises terão como objetivo avaliar a variabilidade espaço temporal dos fatores ambientais e uso do solo, correlacionando com a CPUE, para que se possa compreender a sinergia desses fatores sobre a abundância relativa. Para isso serão utilizadas análises de tendência e ponto de ruptura (breakpoint), para compreender as tendências aparentes e mudanças bruscas no comportamento dos dados de pesca e ambientais, além de modelos lineares generalizados (GAM) e wavelet cruzada para entender a coerência temporal da variabilidade da abundância relativa do pacu com as variáveis ambientais e climáticas. Posteriormente serão realizadas entre a CPUE e as variáveis será feita uma análise de modelos lineares generalizados (GAM), para avaliar o impacto que cada uma exerce sobre a abundância relativa do estoque, além de utilizar equações estruturais para quantificar os efeitos de cada variável associada ao clima, mudanças no uso e cobertura da terra, construção da barragem sobre a CPUE.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1548215 - BIANCA BENTES DA SILVA
Interno - 946.987.083-20 - MARCELO COSTA ANDRADE - UFPA
Interno - 526.336.242-00 - TOMMASO GIARRIZZO - UFC
Presidente - 684701 - VICTORIA JUDITH ISAAC NAHUM
Notícia cadastrada em: 09/02/2024 14:06
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1