News

Banca de QUALIFICAÇÃO: LUCAS GABRIEL PEREIRA DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCAS GABRIEL PEREIRA DA SILVA
DATA: 01/03/2024
HORA: 08:30
LOCAL: Sala de Aulas do PPGEAP/Link de Google meet
TÍTULO:

MUNDOS DE VIDA NOS MARETÓRIOS MASCULINOS DE JUBIM: (Etno)Ciência em uma perspectiva integrada como instrumento de visibilização de Etnobiodiversidade.


PALAVRAS-CHAVES:

Sociobiodiversidade; Métodos de Classificação; Identificação Molecular, Espécies Tradicionais, Etnoespécies.


PÁGINAS: 90
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
RESUMO:

A zona costeira, marcada pela diversidade de ecossistemas, abriga uma singular biodiversidade, especialmente no litoral amazônico. Contudo, o conhecimento acadêmico sobre a biodiversidade marinho-costeira é insuficiente. Contrastado com a rica epistemologia das Comunidades tradicionais detendo saberes que vão além do biológico, integrando aspectos culturais e sociais. Este trabalho visa caracterizar a Etnobiodiversidade pesqueira do Maretório Masculino Marítimo da comunidade tradicional de pesca do Jubim. Destaca-se a importância do diálogo intercultural e interdisciplinar, utilizando abordagens da Oceanografia Socioambiental e Etnooceanografia para superar a hegemonia eurocêntrica na ciência. Enfatiza-se a interseção e coexistência igualitária de diferentes saberes, promovendo um diálogo ativo e enriquecedor entre conhecimentos tradicionais e científicos, alinhando-se com a proposta da Oceanografia de Saberes. A pesquisa é dividida em dados etnográficos e biológicos, integrados em um Índice de Etnobiodiversidade Triangular (IEt) no Maretório Marítimo Masculino do Jubim. Utilizando observação participante, entrevistas e caderno de campo, busca documentar e compreender a construção do mundo pesqueiro da comunidade com uma abordagem metodológica flexível. A amostragem bimensal de peixes desembarcados pelos pescadores, ao longo de um ano, abrange variações sazonais nas espécies utilizadas, sendo identificadas por métodos morfológicos, moleculares e tradicionais, proporcionando uma compreensão integrada das espécies. Os dados estão em fase final, revelando uma pesca marítima caracterizada pela estreita interligação entre terra e mar, refletindo uma simbiose entre Terra e Mar ou Mar e Terra. Comunidades costeiras incorporam conceitos conectados ao mar e à maritimidade, transcendendo a presença física do mar para concentrar-se em simbolismos compartilhados. A prática em grupos de pesca, permeada pela “camaradagem”; ou “parceira” destaca-se na cooperação prática sem comprometer a vida. O projeto avança nas coletas biológicas e nas identificações tradicionais e morfológicas, revelando riqueza de espécies e proximidade entre os resultados numéricos dos sistemas de classificação.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALEXANDRE SCHIAVETTI
Externo ao Programa - 2317089 - GUSTAVO GOULART MOREIRA MOURA
Interno - 000.590.280-09 - GUSTAVO HALLWASS - UFOPA
Presidente - 2970885 - JOAO BRAULLIO DE LUNA SALES
Externo à Instituição - NEMER EDUARDO NARCHI NARCHI
Notícia cadastrada em: 09/02/2024 13:35
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - jatoba.ufpa.br.jatoba2