News

Banca de QUALIFICAÇÃO: DEBORAH ELENA GALVAO MARTINS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DEBORAH ELENA GALVAO MARTINS
DATA: 27/02/2024
HORA: 09:30
LOCAL: Sala de aula do PPGEAP/Link de Google meet
TÍTULO:

Características e preferências ecológicas da comunidade de macroinvertebrados (Brachyura e Anomura) sob um gradiente espacial da plataforma continental Amazônica, Brasil.


PALAVRAS-CHAVES:

Crustacea da Plataforma Continental Amazônica, Diversidade bentônica da Amazônia Atlântica, Geohabitats de Crustacea na Plataforma Amazônica.


PÁGINAS: 20
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia
RESUMO:

A pesca em ambientes marinhos gera vários impactos, em especial sobre a biodiversidade. No Norte do Brasil, estudos sobre os impactos desta atividade estão quase sempre associados à fauna de peixes, especialmente os de importância econômica, entretanto as conectividades ecológicas que sustentam a atividade pesqueira, especialmente baseada na fauna de invertebrados, ainda são pouco estudadas. Neste sentido, esta proposta visa analisar a estrutura da comunidade, aspectos taxonômicos, distribucionais e geohabitats dos crustáceos das infraordens Anomura e Brachyura, coletados nas regiões de plataforma e talude continental Norte do Brasil, durante o programa REVIZEE, entre os anos de 1996 e 2001. Para cada lance, foram registrados: data, lance, posição geográfica, profundidade e tipo de substrato e dados abióticos. Em laboratório, os espécimes foram identificados, sexados e aferidas as medidas biométricas. Atualmente, estão sendo realizadas as análises da diversidade de crustáceos ocorrentes na região, ressaltando os padrões biogeográficos e ecológicos (como tipo de fundo, faixas batimétricas, temperatura e salinidade) para a confecção de mapas ressaltando os geohabitats para cada espécie. Em dados preliminares, foram identificadas 65 espécies (13 Anomura e 52 Brachyura), distribuídas em 27 famílias, das quais 6 espécies são a primeira observação para o Brasil. Assim, reafirmamos a importância do conhecimento da biodiversidade de crustáceos no Norte do Brasil, e seus padrões de distribuição latitudinal e em distintos tipos de fundo, a fim de criar planos de manejo e avaliar as ameaças causadas pelas ações antrópicas, através da degradação ambiental e perca de habitat.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1548215 - BIANCA BENTES DA SILVA
Interno - 3325794 - FLAVIO DE ALMEIDA ALVES JUNIOR
Externo à Instituição - FÚLVIO AURÉLIO DE MORAIS FREIRE
Externo à Instituição - ISRAEL HIDENBURGO ANICETO CINTRA
Interno - 2434430 - JUSSARA MORETTO MARTINELLI LEMOS
Notícia cadastrada em: 31/01/2024 10:08
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1