News

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA BEATRIZ GAMA BRITO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA BEATRIZ GAMA BRITO
DATA: 29/02/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Aulas do PPGEAP
TÍTULO:

Os potenciais efeitos dos impactos antrópicos sobre o bem-estar de peixes estuarinos amazônicos: As ilhas do Combu e das Onças no contexto da expansão urbana e da persistência de processos insustentáveis da capital Belém.


PALAVRAS-CHAVES:

Biomarcadores, metais, cloro, turismo, Amazônia.


PÁGINAS: 30
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Bioquímica
RESUMO:

A região estuarina amazônica é uma zona de transição de alto valor ecológico, sendo considerada um hot spot para o desenvolvimento humano, e por isso sofre constante pressão antropogênica. No Pará, as atividades exploratórias acontecem de forma intensiva desde a década de 1980, com atividades de mineração e transporte, a crescente urbanização e o turismo desenfreado, resultando em um possível aumento das concentrações de substâncias potencialmente tóxicas que podem impactar o bem-estar de organismos aquáticos da região. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo avaliar a presença de contaminantes oriundos dos principais impactos observados na região, e como a concentração desses poluentes pode afetar o bem-estar de organismos aquáticos em ilhas estuarinas. Para isso, serão utilizados biomarcadores de estresse oxidativo em amostras de tecido (fígado, brânquias e músculo) do peixe Geophagus altifrons, Heckel, 1840, serão avaliados os testes de capacidade antioxidante total (ACAP), Glutationa S-Transferase (GST) e peroxidação lipídica (LPO), além da utilização de amostras de sangue para determinar a glicose, avaliando possíveis casos de liberação de glicose do fígado para o sangue devido a exposição a extressores e análise da coloração através de sistema RGB para analisar mudanças no padrão coloração das escamas. Os indivíduos imaturos estão sendo coletados nos principais canais das ilhas Onças e Combu com o auxílio de tarrafa, e eutanasiados imediatamente após coleta. Em seguida serão medidos, pesados, sexados e fotografados. Amostras de água e sedimento estão sendo coletadas para aferir a presença de cloro, 10 metais (Al, As, Hg, Pb, Cd, Cr, Ni, Mn, Fe, Ba) e 16 hidrocarbonetos policíclicos aromáticos prioritários, para posterior comparação com os resultados bióticos. Até o momento, foram coletados 20 indivíduos (14 na ilha das Onças e 6 no Combu) durante o período seco (setembro a outubro de 2023), que aguardam pelas análises de biomarcadores. Espera-se que os resultados deste trabalho sirvam de alerta às autoridades competentes e que possam servir de suporte para medidas que possam diminuir os impactos vigentes no Combu, e futuros na ilha das Onças, favorecendo assim o meio ambiente, as comunidades tradicionais e a sociedade como um todo.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 332.870.918-59 - BRUNO DA SILVEIRA PRUDENTE - UFRA
Presidente - 3325801 - DANIELLY TORRES HASHIGUTI DE FREITAS
Interno - 3325794 - FLAVIO DE ALMEIDA ALVES JUNIOR
Interno - 1649237 - LILIAN LUND AMADO
Externo ao Programa - 3305840 - SILDIANE MARTINS CANTANHEDE
Notícia cadastrada em: 31/01/2024 09:08
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1