News

Banca de QUALIFICAÇÃO: KATHERINE SOARES MORAIS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KATHERINE SOARES MORAIS
DATA: 26/02/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de aulas do PPGEAP
TÍTULO:

Modelagem da dispersão de macrocrustáceos no Mosaico Carajás.


PALAVRAS-CHAVES:

Crustáceos de Carajás; Modelos preditivos de dispersão; estrutura de comunidades de invertebrados; crustáceos em áreas de mineração.


PÁGINAS: 40
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
RESUMO:

O Mosaico de Carajás é um complexo de áreas conservação localizado no sul da Amzônia brasileira e reconhecido pela presença de importantes recursos minerais, sendo uma área estratégica para a exploração de minério de ferro. A maior parte das atividades mineradoras na região é conduzida por empresas legalmente autorizadas, mas também há desafios relacionados a atividades ilegais, tornando a coexistência de objetivos de conservação ambiental e atividades econômicas extrativistas, um desafio complexo. Este estudo propõe analisar por meio de métodos de modelagem a distribuição e comportamento ecológico dos crustáceos na região de Carajás para compreender os fatores que influenciam a dispersão dessas espécies em dois períodos sazonais amazônicos. As capturas foram realizadas em maio de 2022 (período chuvoso) e novembro de 2022 (período seco), com armadilhas feitas de nylon® e armação de metal de 90 cm de diâmetro, contendo 6 entradas de 12cm e malha de 0,3 cm sendo todas previamente identificadas e colocadas na ordem da maior para a menor no sentindo da correnteza, permanecendo imersas por um período de 12 horas (18hs às 6:00hs).Os dados serão analisados por meio regressões lineares múltiplas  considerando as  variáveis dependentes como a riqueza e abundância das espécies de macrocrustáceos em função do limiar de contaminação e parâmetros físico químicos da água (pH e temperatura).  De forma preliminar, a distribuição dos crustáceos na região de Carajás parece estar fortemente influenciada por uma interação complexa de fatores ambientais e de contaminação por metais traço, sugerindo que as áreas mais impactas tem dominância de espécies. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1548215 - BIANCA BENTES DA SILVA
Interno - 3325794 - FLAVIO DE ALMEIDA ALVES JUNIOR
Externo à Instituição - FÚLVIO AURÉLIO DE MORAIS FREIRE
Externo à Instituição - GUSTAVO QUINTERO ROMERO
Interno - 2434430 - JUSSARA MORETTO MARTINELLI LEMOS
Notícia cadastrada em: 25/01/2024 12:26
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1