Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLOS EDUARDO VASCONCELOS DOS SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLOS EDUARDO VASCONCELOS DOS SANTOS
DATA: 23/11/2023
LOCAL: Sala de aula do predio Anexo do ICB/Link de sala virtual do Google meet

Estudos citogenéticos em ciclídeos neotropicais: uma abordagem epigenética

Fish conservation, genome sequencing, epigenetics, satDNA

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Genética

Os avanços nas tecnologias de sequenciamento de genomas não têm apenas permitido a rápida geração de dados genômicos, mas também facilitam a identificação e o estudo da organização de diversas sequências. Além disso, elas têm impulsionado o desenvolvimento de estudos epigenéticos, permitindo a investigação de modificações químicas no DNA, como a metilação. Essas modificações desempenham um papel fundamental na regulação da expressão gênica e fornecem insights valiosos sobre plasticidade fenotípica e herança, especialmente em organismos como os peixes. Dentre os grupos de peixes neotropicais, a subfamília Hypostominae, é particularmente interessante para estudos evolutivos, devido a sua abundância de espécies. No entanto, sua filogenia tem sido motivo para discussões, apresentando incertezas em questão as relações entre seus grupos taxonômicos e problemas de identificação de espécies. Nesse contexto, identificar marcadores moleculares e epigenéticos derivados de sequenciamento genômico, combinados com análise bioinformáticas, podem contribuir significativamente para estudos genéticos nesses animais, como por exemplo, o estudo de DNAs satélites (satDNAs), que são pequenas sequências repetidas em tandem e frequentemente encontradas em regiões de heterocromatina, principalmente nas regiões subteloméricas e pericentroméricas dos cromossomos. Várias famílias de satDNAs podem estar presentes em um genoma, algumas específicas da espécie estudada e outras compartilhadas entre organismos relacionados. Apesar de não apresentem uma função codificadora clara, os satDNAs desempenham papéis importantes na estrutura e organização dos cromossomos, podendo também influenciar alguns processos como segregação cromossômica e estabilidade genômica. Portanto, a identificação e mapeamento de sequencias SatDNAs no cariótipo de espécies da subfamília Hypostominae, é de grande relevância para uma melhor compreensão da dinâmica organizacional genômica nesse grupo.

Externo à Instituição - ADAUTO LIMA CARDOSO
Externo ao Programa - 3170348 - ADENILSON LEAO PEREIRA
Externo à Instituição - BRUNO RAFAEL RIBEIRO DE ALMEIDA
Interno - 1774491 - LEONARDO DOS SANTOS SENA