News

Banca de DEFESA: BIANCA LIMA PAIVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: BIANCA LIMA PAIVA
DATA: 27/06/2023
HORA: 09:30
LOCAL: Sala de aulas do CEABIO/Hibrido
TÍTULO:

Uso do gene mitocondrial 16S rDNA na identificação molecular de espécies de lulas (Mollusca: Cephalopoda) comercializadas em feiras e mercados na América Latina.


PALAVRAS-CHAVES:

Cefalópodes, Rotulagem, Substituição, Identificação molecular


PÁGINAS: 49
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Genética
SUBÁREA: Genética Animal
RESUMO:

Os cefalópodes são amplamente comercializados, principalmente as lulas onde as principais espécies exploradas são membros da família Loliginidae e Ommastrephidae, no entanto durante as várias formas de comercialização, ocorrem o processamento do animal, que inclui a retirada e a separação da cabeça do indivíduo, braços ou mesmo são cortados em anéis, o que acaba dificultando a identificação morfológica e facilitando substituições intencionais ou não intencionais, sendo necessário procedimentos mais eficientes para uma correta identificação. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo demonstrar a eficácia do fragmento do 16S rDNA para identificar geneticamente as espécies de lulas comercializadas em mercados e feiras da América Latina. Foram coletadas amostras de supermercado e diretamente de pescadores em feiras. Cada sequência gerada foi submetida ao site Genbank para comparação molecular e incluídas no banco de dados para posterior identificação genética, principalmente as amostras que estavam sendo vendidas processadas. Foram gerados um total de 552pb do fragmento mitocondrial 16S rDNA de 181 lulas. A comparação das sequências por meio do Blastn revelou a presença de oito espécies que são amplamente comercializadas na região Latino Americana. Todas as sequências avaliadas no presente estudo, quando comparadas aos dados do Genbank, obtiveram uma identificação a nível de espécie com similaridade >98%. As sequências identificadas no Blastn foram recuperadas em clados altamente suportados, separando duas famílias, sendo elas Loliginidae e Ommastrephidae, com cinco e três espécies identificadas, respectivamente. Nossos resultados indicam erro de rotulagem em algumas amostradas do estado do Pará que continham a espécie Dosidicus gigas d’ Orbigny, 1823 encontradas somente no Oceano Pacífico, que estavam rotuladas genericamente como “Lula Nacional”. As sequências que foram identificadas como Urouteuthis duvaucelii d’ Orbigny, 1835 demonstraram indícios de forte estruturação de agrupamento diferentes com sequências advindas do Genbank. Dessa forma, os nossos resultados demonstram a eficácia do fragmento 16S rDNA para a identificação de espécies e avaliação de erros de rotulagem, tais práticas de substituição e fraudes comerciais se tornaram uma problemática tanto na perspectiva econômica como ambiental, que poderiam ser sessados no Brasil com leis mais rigorosas no qual se exijam o nome comum e científico das espécies, assim como mecanismos eficientes de identificação, afim de se permitir uma negociação honesta com o consumidor.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1548215 - BIANCA BENTES DA SILVA
Presidente - 2970885 - JOAO BRAULLIO DE LUNA SALES
Interno - 1718472 - JONATHAN STUART READY
Externo à Instituição - LUIS FERNANDO DA SILVA RODRIGUES FILHO
Externo à Instituição - RODRIGO SILVESTRE MARTINS
Externo à Instituição - SANTELMO SELMO DE VASCONCELOS JUNIOR
Notícia cadastrada em: 20/06/2023 08:19
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha1