Banca de DEFESA: MAURA DA SILVA COSTA FURTADO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAURA DA SILVA COSTA FURTADO
DATA: 06/07/2023
LOCAL: Sala de aulas do PPGEAP/Link de gogle meets

MODELOS DE DISTRIBUIÇÃO ESPAÇO-TEMPORAL DAS PESCARIAS DE PEQUENA ESCALA DO BAIXO AMAZONAS

Captura; Esforço; CPUE; Variabilidade climática; Espaço-tempo;

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca
SUBÁREA: Recursos Pesqueiros Marinhos

A pesca artesanal é uma atividade difundida ao redor do mundo. No Brasil, a pesca de pequena escala em águas continentais é uma atividade complexa e de importância socioeconômica. As crises econômicas do país tornam a atividade pesqueira, que é de baixo investimento, a primeira opção de renda, principalmente em locais mais afastados dos centros urbanos e com pouco desenvolvimento. No entanto, a elevação nas temperaturas globais e as alterações antropogênicas, como o desmatamento e a construção de hidrelétricas, ameaçam os regimes hidrológicos dos rios, comprometendo a conservação e a diversidade de peixes. Nesse estudo analisamos a variabilidade espaço-temporal da pesca artesanal da Amazônia a partir de um extenso banco de dados, sobre as capturas de 42 etnoespécies de peixes. O trabalho foi estruturado em três capítulos. No primeiro associou-se a captura total de peixes ao ciclo hidrológico, à tendência temporal do esforço e às principais artes de pesca (redes e linhas), em ambientes alagáveis e em canais de rios do Baixo Amazonas (1993 a 2011). Os maiores volumes de capturas foram com as redes de emalhe (98.65%) e nos ambientes de lagos (64.98%). A produção e o esforço apresentam tendência significativa decrescente na pesca com redes, tanto em ambientes alagáveis como nos rios. A influência do ciclo de inundações explica a variabilidade das capturas ao longo do ano. O pulso de inundação controla a lógica da produtividade pesqueira da região, que é aproveitada pelos pescadores. As alterações nesta dinâmica podem afetar a tradicionalidade pesqueira e a economia dos pescadores. No segundo capítulo, analisou-se os efeitos da variabilidade climática nas pescarias, utilizando um grupo de espécies de peixes capturados na região do Baixo Amazonas (1993 a 2005). A umidade, o calor latente e a temperatura da superfície do mar influenciaram a produtividade com redes e linhas. A CPUE das redes sofreu efeito negativo e imediato do El Niño, enquanto nas linhas o efeito foi positivo com defasagem de oito meses. Os resultados sugerem que os eventos climáticos modulam os resultados das pescarias, influenciando o ecossistema, o habitat e os nichos ecológicos e afetando assim o sucesso do recrutamento dos peixes à pesca. O terceiro capítulo analisou a dinâmica espaçotemporal dos maparás (Hypophthalmus spp.) e mandubés (Ageneiosus spp.) em lagos de várzea e rios amazônicos e as relações das capturas com variáveis pesqueiras e ambientais (1993 a 2004). A pesca dos maparás e mandubés é uma pescaria sazonal do período de águas altas, com pico de produção em março. Os volumes de produção se mantêm estáveis ao longo dos anos. Os locais de captura de maparás e mandubés sofreram alteração ao longo do tempo, isto é, locais que eram bem produtivos no início do período estudado tornaram-se menos produtivos ao final do período. O número de viagens aos locais de pesca e a distância dos pesqueiros aos portos de desembarques foram as variáveis que melhor definiram a variabilidade das capturas. Locais mais próximos dos municípios dos portos de desembarque resultaram menos produtivos em todo o período. Esses resultados são relevantes para entender a dinâmica da pesca e subsidiar medidas eficazes de manejo e conservação.

Presidente - 684701 - VICTORIA JUDITH ISAAC NAHUM
Interno - 946.987.083-20 - MARCELO COSTA ANDRADE - UFPA
Interno - 1548215 - BIANCA BENTES DA SILVA
Externo ao Programa - 327881 - JOAQUIM CARLOS BARBOSA QUEIROZ