Banca de DEFESA: VALERIA MARTINS DE ANDRADE

DISCENTE: VALERIA MARTINS DE ANDRADE
DATA: 31/05/2023
LOCAL: Sala de aulas do CEABIO/Sala virtual google meet

BIOGEOGRAFIA DE BAIACUS NEOTROPICAIS DO GÊNERO Colomesus Gill, 1884 REVELA A AÇÃO DO MIOCENO NA VICARIANCIA E ESPECIAÇÕES CRÍPTICAS.

Baiacus, Biodiversidade, Glaciações, Mioceno, Amazonia.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Genética
SUBÁREA: Genética Animal

A ordem Tetraodontiforme está distribuída em mares e águas doces de clima tropical e temperado. Possuem notável diversidade em forma, tamanho e estilo de vida. Esta ordem abriga peixes popularmente conhecidos como “baiacus” pertencentes as famílias, Diodontidae e Tetraodontidae. O gênero Colomesus está presente em parte da América do Sul, sendo atualmente constituído por apenas três espécies válidas (C. asellus. C. tocantinensis e C. psittacus), sendo as duas primeiras de ambiente dulcícola, e a última associada a ambientes com influência de salinidade do mar, como estuários. As espécies estão associadas a ambientes aquáticos e são consideradas como um indicativo de qualidade ambiental. Devido ao fato de sua ampla distribuição e estilo de vida, várias hipóteses sobre possíveis especiações dentro do gênero foram levantadas nos últimos anos, levando a descrição de C. tocantinensis limitada a uma região do Rio Tocantins, necessitando de inferências em regiões e drenagens mais distantes. O objetivo do presente estudo é, inferir o padrão biogeográfico das espécies do gênero Colomesus na América do Sul, investigando uma possível influência de eventos biogeográficos como o Mioceno e o Pleistoceno em moldar a distribuição atual das espécies, focando em Colomesus asellus, espécie com maior área de distribuição do gênero, além de verificar a presença de linhagens genéticas distintas. Foram utilizados indivíduos provenientes de várias drenagens da região Neotropical, tanto do Brasil, quanto Peru e Guiana. Foram implementadas no banco de dados, sequencias de dois genes mitocondriais (COI e ATPase 6/8) além do gene nuclear (Rodopsina) que foram amplificados para os espécimes do presente estudo, bem como sequencias adicionais presentes no portal Genebank, sendo possível realizar inferências filogenéticas e análises de tempo de divergência e origem de área ancestral.  Os resultados do presente estudo indicam que o gênero Colomesus abriga uma alta diversidade críptica, onde todas as espécies validas atuais, possuem ao menos um grupo críptico. Nosso resultados indicam que o gênero divergiu do ancestral marinho a ~16 milhoes de anos na região atual do Rio Orinoco, com dispersões posteriores a outras bacias neotropicais. Adicionalmente sequencias provenientes da localidade tipo de C. asellus indicam que esta espécies não está presente no Brasil, sendo restrita a porção norte da Guiana. As incursões marinhas do Mioceno, bem como as flutuações e glaciações durante o Pleistoceno/Plioceno, moldaram a distribuição das linhagens atuais do gênero na região neotropical.

Externo à Instituição - CLÁUDIO DE OLIVEIRA
Presidente - 2970885 - JOAO BRAULLIO DE LUNA SALES
Interno - 1718472 - JONATHAN STUART READY
Externo ao Programa - 327067 - JULIO CESAR PIECZARKA