Banca de QUALIFICAÇÃO: JESSICA ALINE RAMOS BEZERRA

DISCENTE: JESSICA ALINE RAMOS BEZERRA
DATA: 29/03/2023
LOCAL: Sala de aulas do CEABIO

Biogeografia Ecológica De Raias Potamotrygoninae (Myliobatiformes: Potamotrygonidae) para a conservação.

modelagem de distribuição potencial, neotropical, bacia amazônica, elasmobrânquio.

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Zoologia

A biodiversidade de água doce está mais ameaçada do que a biodiversidade de outros ambientes considerando o conjunto de impactos antrópicos diretos e indiretos, incluindo mudanças climáticas. Estas oferecem riscos futuros com intensos declínios populacionais devido a efeitos diretos e indiretos sobre a biota aquática, aumentando o número de espécies ameaçadas com potencial risco de extinção. Na região neotropical, a ictiofauna sofre fortes pressões antrópicas que também ocasionam perda da diversidade taxonômica e funcional. No entanto, as espécies variam muito na sua resiliência considerando suas características biológicas e o interesse humano nas espécies. As raias da subfamília Potamotrygoninae estão entre os potencialmente mais impactados, sendo K estrategistas, peçonhentas e coloridas, assim sendo alvo para pesca ornamental. Para conservar a biodiversidade precisamos delimitar áreas de proteção que possibilitem a garantia de ambientes para manter populações estáveis durante toda a sua vida, porém, muitas áreas estão delimitadas por conveniência administrativa. Além disso, a lacuna de conhecimento das distribuições geográficas das espécies pode impactar as avaliações de status de conservação no grupo. Assim, planejamos utilizar modelos de distribuição potencial para o clima atual e futuro para mapear a cobertura e riscos de curto e longo prazo para conservação das raias de água doce na América do Sul. Resultados preliminares indicam fortes efeitos da história taxonômica do grupo nas distribuições conhecidas, áreas de ocorrência ainda não adequadamente amostradas de espécies específicas considerando o ano recente de descrição ou devido incertezas taxonômicas, e um alto risco de extinção local ou total dos táxons devido às delimitações espaciais das áreas de proteção baseada em ambientes terrestres.

Externo à Instituição - FERNANDO GERALDO DE CARVALHO
Interno - 2970885 - JOAO BRAULLIO DE LUNA SALES
Presidente - 1718472 - JONATHAN STUART READY
Interno - 946.987.083-20 - MARCELO COSTA ANDRADE - UFPA