Banca de QUALIFICAÇÃO: TRYCIA CIELLEN LIMA DE SOUSA

DISCENTE: TRYCIA CIELLEN LIMA DE SOUSA
DATA: 28/02/2023
LOCAL: Sala de aula do NEAP

Novas espécies de Microsternarchus Fernández-Yépez, 1968 (Gymnotiformes; Hypopomidae): Descrição e posicionamento filogenético.

Peixes neotropicais. Gymnotiformes. Taxonomia. Filogenética

GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Ecologia

Os Gymnotiformes representam um importante grupo de peixes neotropicais caracterizados por possuírem um sistema sensorial e motor caracterizado por ser eletrogênico, o qual é composto por órgãos elétricos que são utilizados para a localização ativa de objetos e outros organismos, além das interações sociais intra- e interespecíficas. Distintas populações do gênero monotípico Microsternarchus Fernández-Yépez (1968) apresentam variações em relação à sua morfologia e estudos realizados sobre a diferenciação genética entre espécimes provenientes da bacia do rio Negro (AM, Brasil) indicam a ocorrência de cinco linhagens distintas, as quais podem servir como indicativos para divergências morfológicas acumuladas ao longo da história evolutiva ainda inexploradas. Tendo tais resultados utilizados como um microcosmo, o presente projeto tem como objetivo descrever duas potenciais novas espécies de Microsternarchus depositados na coleção Ictiológica no Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) e inferir seus posicionamentos filogenéticos com base em um conjunto de dados fenotípicos. Dados morfométricos e merísticos estão sendo obtidos com um auxílio de um paquímetro digital e estereomicroscópio. As observações osteológicas serão implementadas em espécimes diafanizados submetidos ao protocolo disponível em literatura. Análises preliminares indicam a ocorrência de duas potenciais novas espécies de Microsternarchus provenientes do Rio Amazonas e Rio Guamá, as quais são denominadas como Microsternarchus sp. “Benevides” e Microsternarchus sp. “Juruti”. Dados morfométricos indicam que a distância internarial dos espécimes de Microsternarchus sp. “Benevides” é diagnostico em relação a todas as outras espécies (4.7-12.17% CC vs. 19.2-24.2% em M. brevis, 17.2-24.7% em P. pixuna, 15.56-22.65% e em Microsternarchus sp. “Juruti”, 13.48-22.80%). Adicionalmente, a altura da abertura branquial é diagnostica entre os espécimes de Microsternarchus sp. “Juruti” e M. brevis e P. pixuna (56.14-67.29% CC vs. 10.9-25.9% em M. brevis e 19.7-35.5% em P. pixuna). Além disso, Microsternarchus sp. “Juruti” apresenta um par de nervos da linha lateral posterior, seguidos pelos ramos dorsais dos nervos da linha lateral posterior claramente visíveis, sendo um em disposição dorsal e outro em direção médio-dorsal. Tais resultados irão compor uma contribuição relevante para o entendimento sobre a taxonomia e o posicionamento filogenético das espécies de Microsternarchus que servirão para classificações e de base para estudos futuros sobre biogeografia e conservação.

Presidente - 3248498 - LUIZ ANTÔNIO WANDERLEY PEIXOTO
Interno - 1718472 - JONATHAN STUART READY
Externo à Instituição - GUILHERME MOREIRA DUTRA
Externo à Instituição - WOLMAR BENJAMIN WOSIACKI