Banca de DEFESA: LEDIANE ARANHA NASCIMENTO ALVES

DISCENTE: LEDIANE ARANHA NASCIMENTO ALVES
DATA: 25/04/2024
LOCAL: Campus Bragança

A CARTILHA “PESCANDO SABERES DA AMAZÔNIA” NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES DE COMUNIDADES PESQUEIRAS DA AMAZÔNIA ORIENTAL

RESEX. Comunidade Pesqueira. Educação do campo. Letramento. Amazônia. Interdisciplinar

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Ao considerar os saberes tradicionais de uma comunidade local da área costeira, localizada na comunidade em Ajuruteua, no município de Bragança do Estado do Pará, nordeste paraense, foi criada uma cartilha de alfabetização e letramento, composta por variados temas relacionados a natureza e a conservação das memórias da comunidade, narradas pelo pescador e cordelista Manoel Ramos. A cartilha foi constituída por vinte e seis cordéis descritas em cada estrofe os detalhes dos conhecimentos e vivências da comunidade aos aprendizes, utilizadas como um material didático- pedagógico complementar em sala de aula.  Diante disto questiona-se: quais resultados foram alcançados com a cartilha “Pescando Saberes” em uma turma do Ensino Fundamental da Escola do Município? Será que ela atende as necessidades dos alunos e das alunas da turma em questão? Quais seriam os saberes ecológicos que podem ser trabalhados? O que a cartilha representa para estes alunos e alunas? A pesquisa ocorreu na Escola Municipal Domingos de Sousa Melo, localizada na comunidade da Vila do Bonifácio, em uma turma do 5º ano, composta por dezenove (19) alunos/as e dois (02) professores da comunidade, ambos formados em Língua Portuguesa. O percurso metodológico ocorreu a partir da aplicação de um pré-teste, direcionando três professores (convidados e a pesquisadora) a elaborar uma sequência didática a partir da análise das respostas dadas pelo aprendizes e finalizamos a coleta de dados com a aplicação do pós-teste para analisar os resultados que permitissem:  I)Identificar as áreas de conhecimentos que podem ser trabalhadas a partir da cartilha; II) Avaliar a representatividade dos saberes ecológicos locais para alunos e alunas do ensino fundamental de comunidades pesqueiras da Amazônia oriental. III) visibilizar os resultados que a Cartilha “Pescando Saberes” teve no processo de letramento. Assim, os resultado indicaram que a cartilha colaborou diretamente com o reconhecimento dos saberes da comunidade, a partir das transcrições em cordéis, valorizando a sua cultura e alertando sobre a proteção do meio ambiente, permitindo perpetuar temas importantes como RESEX, Educação do Campo e valorização do saber local, possibilitando a visibilidade de comunidades amazônidas, promovendo aos sujeitos envolvidos na pesquisa contribuir também no processo de letramento de crianças e adolescentes.

Presidente - 3449353 - NORMA CRISTINA VIEIRA COSTA
Interno - 1254398 - JAIR FRANCISCO CECIM DA SILVA
Externo à Instituição - ADRIANA ALVES FERNANDES COSTA
Externo à Instituição - FERNANDA REGINA SILVA DE AVIZ