Notícias

Banca de DEFESA: GABRIELLE BORGES DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GABRIELLE BORGES DE OLIVEIRA
DATA: 13/08/2024
HORA: 14:30
LOCAL: REMOTO
TÍTULO:

O TRABALHO SEXUAL ONLINE COMO EXERCÍCIO DE SEXUALIDADES ESUBJETIVIDADES FEMININAS CISGÊNEROS: UMA ANÁLISE SOBRE OWEBCAMMING NA PLATAFORMA BRASILEIRA CÂMERA PRIVÊ.


PALAVRAS-CHAVES:

Comunicação, Pornografia, Camming, Sexualidade, Subjetividade, Sexovirtual.


PÁGINAS: 82
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
RESUMO:

Na era das informações e das inovações tecnológicas que moldam os comportamentos einterações humanas, o ambiente das plataformas de webcamming e sexo virtual é o exemploperfeito de como os exercícios de sexualidades são afetados pela midiatização. Dentro de taisambientes, encontramos a presença de sujeitos que fazem parte de um segmento do trabalhosexual: os modelos de webcam; no caso desta pesquisa, as modelos femininas cisgêneros dewebcamming, que utilizam de tal espaço virtual como uma forma de sustento,complementação de renda e também, como uma forma de exercer suas subjetividades eempoderamento através do exercício de suas sexualidades. O objetivo da pesquisa é investigarcomo se dão as práticas do webcamming feminino brasileiro no que diz sentido a(re)construção de subjetividades femininas cisgênero, tendo o ambiente virtual como um localdo corpo como um objeto político de resistências e existências. Ao mesmo tempo, cabeenfatizar que a pesquisa não objetiva romantizar ou demonizar o webcamming, pois esta éuma prática que envolve contradições, de acordo com as percepções das entrevistadas etrabalhadoras do ramo. Os objetivos da presente pesquisa são, de forma geral, compreendercomo se dão as relações de subjetividade e sexualidade femininas das camgirlslevando emconsideração o corpo feminino no cenário de webcamming e em específico são entender comoas mulheres que protagonizam as práticas de webcamming observam a ação de fazercamming,assim como as suas motivações durante o serviço e investigar de que forma o ambiente virtualdo webcamming como um local que possibilita resistência e autonomia feminina. A pesquisautilizará as abordagens metodológicas da entrevista em profundidade, além de elementos daetnografia virtual. Como resultados, constatou-se que, embora o cammingpromoveu melhorassignificativas na autoestima e sexualidade das modelos entrevistadas, ele ainda é uma práticaexploratória e cercada de estigmas sociais.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CLAUDIANE DE OLIVEIRA CARVALHO
Externo à Instituição - LARISSA LATIF PLACIDO SARE
Presidente - 1082301 - LEANDRO RODRIGUES LAGE
Notícia cadastrada em: 23/07/2024 13:14
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango1