A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E COMUNICATIVA NAS FESTAS DE APARELHAGEM: Uma etnografia das festas de aparelhagem de Belém.
Festas de aparelhagem; Experiência estética; Intersubjetividade; Comunicação intersensorial; Comunicação intersubjetiva
As festas de aparelhagens configuram-se como uma indústria de entretenimento musical, fazendo com que a periferia não seja associada apenas à violência e pobreza, mas também lugar de produção cultural. Movimentam, mensalmente, cerca de R$ 6,5 milhões, somente na região metropolitana de Belém e geram cerca de 5,7 mil empregos diretos. O presente trabalho busca compreender como a experiência estética-comunicacional, presente nas festas de aparelhagem realizadas em Belém e região metropolitana, produzem tipificações e intersubjetividades. Dessa forma, partiremos da perspectiva fenomenológica, presente na obra de Schutz (2012) buscando destacar a experiência do encontro do pesquisador com o objeto como processo compreensivo e hermenêutico. A etnografia será decisiva para a coleta de dados empíricos inerentes ao objeto de estudo.