A Estética da Comunicação e os discursos sociais acerca de experiências estéticas nos videoclipes e vídeos de show de Tecnobrega da Gaby Amarantos
estética da comunicação; tecnobrega; discursos sociais da experiência; sujeito midiatizado
Esta pesquisa tem como objetivo estudar a estética da comunicação a partir dos videoclipes de Tecnobrega e Brega de Gaby Amarantos e dos discursos sociais (DUARTE, 2012) acionados a partir da interação com estes vídeos. Assim como corpus da pesquisa utilizamos os videoclipes da Gaby Amarantos e os comentários realizados no canal do Youtube da artista e em seu Instagram. Além disso, observamos uma comunidade do Facebook de Belém para compreender de que maneira tais vídeos acionam memórias, afetos e desafetos. Usamos como aporte teórico a concepção relacional da comunicação (FRANÇA. 2016), conceito de capitalismo artista (LIPOVETSKY; SERROY, 0000), a estética da comunicação (VALVERDE, 2008), (CAETANO, 2011), (PICADO, 2012). Como metodologia vamos nos aproximar da ideia de sujeito midiatizado (ROSÁRIO, 2016) e da noção de discursos sociais da experiência (DUARTE, 2012) para apreender os videoclipes e analisar os comentários da interação.