CIRANDAS DE MANACAPURU: UMA METAMORFOSE IDENTITÁRIA FOLKMIDIÁTICA
Cirandas de Manacapuru; Folkmídia; mídia; espetáculos culturais; estudos culturais.
O Festival de Cirandas de Manacapuru é um espetáculo cultural da Amazônia composto por três agremiações: Flor Matizada, Guerreiros Mura e Tradicional, as quais disputam entre si, geralmente no último fim de semana de agosto, o título de melhor do festival. Esta tese é uma ampla análise acerca de uma manifestação popular que se desenha e que se inscreve como espetáculo cultural através das relações com a mídia. Evidenciando, assim, agentes intermediadores como a prefeitura da cidade e o Governo do Estado do Amazonas que fomentam a ampla estrutura que hoje possui. Com efeito, como em outros espetáculos da região Norte, a mídia impõe sua presença estabelecendo com essa cultura uma relação folkmidiática, na qual prevalece, em uma primeira análise, a conveniência mútua entre ambas as partes. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa enfocou na análise dos meios pelos quais as Cirandas de Manacapuru, reconhecidas como manifestação popular, assumem uma nova identidade, observando o contato com a mídia como elemento fulcral na convergência desta manifestação em espetáculo cultural. Validamente, fez-se necessário reiterarmos e mostrarmos as origens dessa manifestação, a historicidade construída na tradição e incorporada pelas agremiações através das narrativas, ressaltando a construção de significado, elencando e discutindo sobre a constituição das representações através de seus itens avaliados e personagens tradicionais. A investigação centrou-se ainda em evidenciar o reconhecimento de uma nova identidade cultural na concretude da organização das cirandas e que se funda na produção e/ou reprodução da convergência da manifestação popular ao espetáculo. Em suma, buscamos corroborar na elucidação do processo de comunicação entre as cirandas, suas comunidades, a sociedade, a cultura, a mídia e seus interesses, constituindo assim o processo folkmidiático. Dessarte, o embasamento teórico está ancorado nas principais postulações de Luíz Beltrão, Marques de Melo, Guilherme Fernandes e Osvaldo Trigueiro, aliançado às ideias dos estudos culturais de Muniz Sodré, Néstor Garcia Canclini, Martin Barbero, Wilson Nogueira e Otacílio Amaral. Assim sendo, o percurso metodológico se iniciou pelo método de abordagem dedutivo, em uma perspectiva qualitativa bibliográfica, com análise através do estudo de caso único, utilizandose ainda de entrevistas semiestruturadas e observação não participante para a coleta de dados. Desse modo, como resultado dessa tese, evidenciamos os processos de metamorfose que as Cirandas de Manacapuru sofreram nos mais de 25 anos de existência do festival, destacando que o principal fator nesses processos, a tese defendida nessa pesquisa, é a relação dessa cultura com a mídia, através da qual as Cirandas produziram uma nova identidade, convergindo para espetáculo cultural.