Inovação nas agências jornalísticas independentes: um olhar para as reportagens sobre povos indígenas na Amazônia
Inovação no Jornalismo. InfoAmazonia. Agência Pública. Amazônia Real. Povos Indígenas.
Esta pesquisa se propõe a analisar a presença de categorias de inovação, criadas a partir dos eixos (tecnologias digitais, estratégia e narrativa), na produção de veículos jornalísticos independentes como 'InfoAmazonia', ‘Agência Pública’ e ‘Amazônia Real’. Para compor o corpus da pesquisa e delimitar a temática investigada, seleciona-se as reportagens sobre os povos indígenas na Amazônia. Como principais referências teóricas, destaca-se os pesquisadores Rosseti (2013), Barbosa (2014), Longhi e Flores (2017), Longhi (2020), Martins (2018, 2021), Martins e Sousa (2020) e Storch e Feil (2021) pensando a questão da inovação na comunicação e no jornalismo, dentre outros autores. Utiliza-se a abordagem metodológica de natureza qualitativa, por meio das técnicas de pesquisa Estado da Arte, com Norma Ferreira (2002) e Sampaio e Mancini (2007); e Análise de Conteúdo, com Laurence Bardin (2011). A partir dessa proposta, procura-se responder às seguintes questões: Esses e outros eixos de inovação no jornalismo estão presentes e, em caso positivo, como se constituem e/ou manifestam nas reportagens produzidas por agências jornalísticas independentes?