MARCA LOBO: UMA ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS COMUNICACIONAIS E DE MARKETING VOLTADAS PARA O(A) TORCEDOR(A)-CONSUMIDOR(A).
Consumidor; Futebol; Marca Lobo; Paysandu Sport Club; Torcedor.
O objetivo desta proposta de pesquisa é analisar as estratégias comunicacionais e de marketing e marketing esportivo da marca Lobo, a primeira marca própria de um clube de futebol do Norte do país, o Paysandu Sport Club, de modo que sejam consideradas as relações entre os resultados em campo e o aumento ou a diminuição do consumo do torcedor/consumidor. Teremos dois pensadores norteadores. Partiremos das palavras de Philip Kotler (2010), quando nos apresenta um dos momentos do marketing mundial, voltado para o ser humano, no qual as relações são uma via de mão dupla e todos precisam ser ouvidos e ainda do pensamento do sociólogo Zygmunt Bauman (2004) que nos aponta as paixões na sociedade líquida-moderna consideradas individualistas e efêmeras. Para isto, serão verificados os dados de consumo (venda) da marca, entre os anos de 2016 e 2019, e a relação do desempenho do Paysandu nos campeonatos disputados no período pesquisado. O percurso metodológico realizará uma pesquisa documental, uma pesquisa online quantitativa seguida de entrevista qualitativa semiestruturada.