FESTIVAL RIO OURICURI – MÚSICA, ARTE E SUSTENTABILIDADE – SOCIALIDADES NO INTERIOR DA AMAZÔNIA PARAENSE
Amazônia urbana, memória, Capanema, bairro
Este trabalho tem como objeto de pesquisa a compreender possíveis construções identitárias e de socialidades presentes na cidade de Capanema a partir da programação da 3a edição virtual do Festival Rio Ouricuri. A pesquisa busca compreender os fenômenos comunicativos presentes na realização da 3a edição do Festival Rio Ouricuri. Para a realização da pesquisa foram realizadas entrevistas estruturadas com diversos sujeitos envolvidos no processo de produção, apresentação musical e apresentação midiática do Festival. Buscamos recuperar brevemente, a partir de registros bibliográficos, a contextualização da formação cultural da cidade para apresentar o Festival em sua terceira edição. Tais entrevistas foram realizadas em fevereiro de 2022. Esta dissertação é motivada pela hipótese da existência de uma Amazônia existente em Capanema, cidade periférica e que é diversa da imagem tradicionalmente veiculada nos meios de maior alcance, sobretudo tv, rádio, mídia impressa e portais de notícias regionais. Isto é, ocorre a existência de uma Amazônia além das imagens reducionistas, urbana/floresta/ribeirinha, promovida por essas mídias. Em nossa compreensão tal dicotomia invisibiliza os sujeitos de Amazônia periférica urbana, de cidades média como Capanema. A pesquisa relaciona-se com a ideia do estar-junto enunciado por Maffesoli (2006), de processos de sociação de Simmel (1983), e utiliza uma metodologia que possui pesquisa bibliográfica, entrevistas semiabertas com a coleta de registros orais e análise de conteúdo destas falas.