A atuação dos movimentos sociais do campo: resistir no território para educar, educar no território para existir.
Palavra chave:Território, Educação do campo, MST, Amazônia.
Diante do tenso contexto social e político presente no cenário atual brasileiro, representado por governo antipopular, de redução de direitos dos trabalhadores e criminalização dos movimentos sociais, esta pesquisa consiste em uma manifestação de resistência por tratar de temas que vem sofrendo constantes ameaças, a saber, os movimentos sociais e a Educação do Campo. Temos como objetivo analisar a relação entre território, movimentos sociais e Educação, compreendendo que a luta do movimento é maior do que a luta pela terra, contemplando outros territórios como projetos educativos, de produção e de sociedade. Faremos um estudo a partir do assentamento Abril Vermelho, localizado no município de Santa Barbara-PA. No primeiro capítulo, apresentamos a perspectiva do conceito de território adotado na pesquisa, apresentamos também breve histórico dos principais eventos que culminaram na conquista do território, no segundo capítulo destacaremos, a luta pela educação do campo no assentamento, assim como as principais concepções e discussões acerca deste tema, no último capítulo desta dissertação procuraremos mostrar a relação entre território, educação e movimentos sociais, uma vez que cada território, seja na cidade ou no campo produz uma educação específica, que atenda suas necessidades e represente as dinâmicas territoriais. Até o atual estágio da pesquisa o método e os procedimentos utilizados foram à pesquisa bibliográfica com levantamento dos autores e da literatura relacionado ao tema, a utilização do método da história oral para realizar um breve histórico da área de estudo, produção de texto e produção de material cartográfico para localização do lócus da pesquisa.