TRANSFORMAÇÕES URBANAS EM UMA PEQUENA CIDADE AMAZÔNICA: O CASO DE BRASIL NOVO – PA E SEU IMPACTO NO ENSINO DE GEOGRAFIA PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Ensino de Geografia, Educação de Jovens e Adultos, Urbanização.
Este estudo investiga as transformações no espaço urbano de Brasil Novo – PA, sob a influência da Usina Hidrelétrica de Belo Monte na Amazônia. Ao longo de um período de 12 anos, a cidade experimentou um aumento populacional significativo, passando de 15.690 para 24.718 habitantes, acompanhado pela expansão do perímetro urbano e o surgimento de novos bairros. A pesquisa, com um enfoque de Estudo de Caso, analisa como essas mudanças são abordadas em sala de aula, especialmente no contexto do Ensino de Geografia para a Educação de Jovens e Adultos - EJA, utilizando o conceito de Lugar como ponto de partida. O objetivo central é analisar como os alunos da 3a Etapa da EJA percebem e interpretam as transformações no Espaço Urbano de sua comunidade, compreendendo o papel do Ensino de Geografia nesse processo. Integrando a análise das mudanças urbanas com a abordagem educacional na modalidade de ensino, o estudo contribui para uma compreensão mais holística das implicações sociais, culturais e econômicas desses projetos na vida cotidiana dos habitantes locais, promovendo reflexões essenciais para o desenvolvimento de práticas educacionais contextualizadas e sensíveis às realidades locais.