SERVIÇO SOCIAL, TEORIA E MÉTODO EM MARX: estudo de sua mediação na formação e trabalho profissional do Assistentes Sociais em Belém/PA
Serviço Social. Teoria e Método em Marx. Formação e Trabalho Profissional do Assistente Social.
Esta dissertação de Mestrado teve como objetivo: analisar a presença, nos seus diferentes níveis de expressão, das categorias do método marxiano, na formação e trabalho profissional dos assistentes sociais, com vistas a evidenciar se a direção teórico-metodológica, assumida pelas Diretrizes Curriculares da ABEPSS, têm sido referenciadas pelos profissionais na condução do seu trabalho profissional, o qual foi perquirido por meio dos seguintes objetivos específicos: 1) Identificar o perfil teórico-metodológico dos assistentes sociais, com vistas a revelar se está de acordo com o preconizado no projeto de formação profissional da ABEPSS; 2) Elucidar o processo de apreensão das categorias do método marxiano no processo formativo de assistentes sociais, para evidenciar limites e possibilidades dessa mediação, bem como essa aprendizagem tem sido satisfatória na opinião dos egressos; 3) Evidenciar como os assistentes sociais expressam nos espaços sócio- ocupacionais os conteúdos do método marxiano por meio de valores, princípios, práticas e manejo dos instrumentos e técnicas profissionais, para revelar as estratégias, limites e possibilidades dessa mediação teoria-prática; 4) Conhecer a visão profissional dos assistentes sociais acerca da influência da teoria crítica marxiana no Serviço Social e, consequentemente, sua incidência no trabalho profissional, com vistas a verificar se esses profissionais reconhecem a sua legitimidade. O processo investigativo foi realizado sob orientação da teoria e método marxiano, em função desta aportar um conjunto de categorias, dentre as quais: totalidade, contradição e mediação, que possibilitam uma aproximação radical as determinações da realidade e, consequentemente, do objeto de estudo deste trabalho, situando-o na lógica do movimento da própria realidade. Ademais, a pesquisa se desenvolveu com base no enfoque misto (quanti-qualitativa) e o método de triangulação, haja vista a utilização de dados quantitativos, qualitativos e documentais. Ressalta-se que todos os procedimentos metodológicos foram adaptados para a modalidade remota, haja vista necessidade de isolamento social no contexto de Pandemia (COVID-19). Realizou-se aplicação de Formulário Eletrônico com 338 assistentes sociais, bem como entrevista qualitativa com 06 profissionais, das quais aproveitou-se 05 entrevistas, em função de perda de dados de umas destas. No que concerne aos resultados: os dados revelam a predominante opção teórica-metodológica pelo materialismo histórico-dialético, em termos percentuais 57% dos profissionais afirmam se alinhar à essa perspectiva teórica. Não há evidência expressiva de profissionais ligados à perspectiva positivista/funcionalista, fenomenológica/existencialista ou pós-moderna, haja vista que a soma dos que declaram se alinhar à essas teorias é de 3,26%. É preocupante o percentual de 24,25% que refere uma perspectiva a-teórica, com atuação baseada somente em legislações, assim como a perspectiva eclética que se expressou em 8,88% e os 6,21% não souberam responder. No que se refere a análise dos dados qualitativos apreendeu-se que a opção pelo “marxismo” não vem acompanhado de conceituações/reflexões acerca das categorias de forma que revele um domínio da complexidade teórica sobre a teoria e método dialético. Contudo, na avaliação deste pesquisador o trabalho profissional é influenciado/mediado por esta teoria, na medida em que revelam atuações profissionais críticas e comprometidas com os direitos sociais e acompanhadas de conceitos e categorias como: garantia de direitos, projeto ético político e societário, luta de classes, movimentos sociais, revolução, dentre outros.