Produção do conhecimento no PPGSS-UFPA (1998-2019): teoria e prática em debate.
Produção do conhecimento. Relação teoria-prática. Conhecimento Profissional. Prática Profissional. Serviço Social.
A presente tese se constitui como uma pesquisa documental e bibliográfica sobre a produção do conhecimento acerca do par categorial teoria-prática, a partir das dissertações defendidas no Programa de Pós-graduação em Serviço Social da UFPA (PPGSS-UFPA), no período de 1998 a 2019. O método utilizado foi o materialista histórico dialético e como procedimentos metodológicos, adotou-se as técnicas de análise de conteúdo, documental, bibliográfica e revisão sistemática de literatura, para construção do referencial teórico, a criação de protocolos de seleção das dissertações mais relevantes e uma proposta de identificação de temas de pesquisa, de acordo com os Grupos Temáticos de Pesquisa (GTPs) da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social, desenvolvida para a tese. O primeiro levantamento, com 224 dissertações, revelou que a maior parte dos estudos se concentra no estado do Pará; mais de 90% realizou coleta de informações primárias (pesquisa de campo). A principal motivação para a realização da pesquisa foi o interesse em contribuir com a atuação profissional. 37% dos egressos possuem dois ou mais vínculos empregatícios. Considerando todos os vínculos, apenas 21% trabalham 30 horas semanais e 22% exercem, exclusivamente, atividades docentes, enquanto que 35% realizam, exclusivamente, atividades profissionais. Na atividade profissional a política de saúde, concentra o maior número de egressos. A maioria das dissertações estudou temáticas vinculadas ao GTP “Questão agrária, urbana, ambiental e Serviço Social”, enquanto que o GTP “Ética, direitos humanos e Serviço Social” contou com apenas 1%. Os dados do segundo levantamento, com 25 dissertações selecionadas, levaram ao entendimento da existência de três conjuntos de obstáculos para a apreensão dialética da relação entre teoria e prática, sendo que o terceiro conjunto, formulado na presente tese, se refere ao não entendimento de que o conhecimento profissional possui quatro componentes, a saber: conhecimentos teóricos e da área do Serviço Social; procedimentais; sobre a realidade empírica e os registros de opinião técnica e da operacionalização do trabalho profissional. Conclui-se que os resultados apontam para três conjuntos de obstáculos que tensionam a apropriação adequada das categorias teoria e prática: 1) a base real de atividade produtiva alienada, constrói obstáculos, fazendo emergir uma aparência de cisão entre as categorias teoria e prática; 2) no interior do debate na área de Serviço Social, emerge do não entendimento da relação de reciprocidade dialética entre essas categorias que representam uma unidade em sua diversidade; 3) confunde-se prática social com prática profissional; confunde-se teoria social com conhecimento profissional; e toma-se o conjunto de componentes constitutivos do conhecimento profissional como um único tipo de conhecimento, em geral, o teórico. A produção do conhecimento do PPGSS-UFPA, a partir das dissertações defendidas, contribuiu para objetivar a particularidade dos estudos realizados no âmbito da pós-graduação, revelar as condições de trabalho e inserção profissional dos egressos, além de apresentar descrições minuciosas da materialidade do exercício profissional e das demandas da população atendida pelo Serviço Social na região, enriquecendo as reflexões sobre a dimensão técnico-operativa, reafirmando a unidade dialética entre conhecimento profissional e prática profissional.