CONHECIMENTO NA PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL DA UFPA: REPERCUSSÃO NA ATUAÇÃO DE EGRESSOS NA REALIDADE SOCIOPROFISSIONAL NO PARÁ
Conhecimento. Produção do conhecimento em Serviço Social. Pós-Graduação em Serviço Social. Exercício Socioprofissional.
O presente projeto de pesquisa de tese, visa compreender a contribuição da pós-graduação em Serviço Social para o exercício profissional, por meio do estudo da inserção socioprofissional de egressos, do Programa de Pós-graduação em Serviço Social da UFPA, nos últimos dez anos no estado do Pará. A aproximação com as categorias da produção do conhecimento e com a contribuição da pós-graduação, foi realizada a partir de um levantamento bibliográfico, denominado estado da arte, com análise de 48 textos científicos, entre artigos, dissertações e teses; e também da fundamentação teórica que sintetizou o pensamento de alguns autores relevantes ao debate sobre a possibilidade do conhecimento e as condições de sua objetividade, realizado pelos representantes da Sociologia do Conhecimento e da Filosofia da Ciência. Realizou-se também um reconhecimento inicial sobre a produção do conhecimento e sua relação com o exercício profissional a partir de quatro intelectuais que representam de maneira orgânica as principais concepções contemporâneas sobre o Serviço Social brasileiro: José Paulo Netto, Marilda Villela Iamamoto, Vicente de Paula Faleiros e Myrian Veras Baptista. Entre os principais resultados, aponta-se a necessidade de um estudo de aprofundamento teórico-analítico sobre a contribuição da pós-graduação ao exercício profissional do assistente social, destacando as dimensões em que este se realizada e sua relação com o conhecimento produzido.