SERVIÇO SOCIAL E RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE: uma análise da formação e trabalho profissional
Residência Multiprofissional em Saúde; Serviço Social, Formação Profissional; Educação Continuada.
“Serviço Social e Residência Multiprofissional em Saúde: uma análise da formação e trabalho profissional em Belém do Pará” é a temática central da presente dissertação. A discussão teórica realizada nos capítulos aborda inicialmente as interfaces entre trabalho, educação e saúde, problematizando a importância das políticas de qualificação de trabalhadores para atuação no SUS. Discutimos a trajetória de regulamentação do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Residência Multiprofissional em Saúde como política de formação de recursos humanos. Posteriormente, abordamos a inserção do Serviço Social no campo das Residências. Como base teórico-metodológica, utilizamos o método do materialismo histórico dialético que prima por aproximar-se do real descortinando as relações obscuras presentes na sociedade capitalista. A pesquisa se realizou através de preenchimento de formulário online e analisou três programas de Residência Multiprofissional no município de Belém/PA, e teve como sujeitos(as) 11 assistentes sociais residentes, com perguntas objetivas e subjetivas acerca da formação e o trabalho profissional em Residência Multiprofissional durante o período de setembro a outubro de 2023. Dentre os principais resultados da pesquisa, verificamos no Projeto Político Pedagógico dos programas de Atenção à Clínica Integrada, Oncologia e Atenção à Saúde do Idoso processos de trabalho/ensino fortemente relacionados com o desmonte das políticas públicas, em especial da Política de Educação e da Política
de Saúde. Destaca-se a necessidade de garantir uma formação continuada que permita um pensar crítico da atual conjuntura marcada pela redução dos direitos sociais, aumento da barbárie após as reformas constitucionais, fortalecimento da privatização e precarização do trabalho da classe trabalhadora brasileira. O trabalho e formação vivenciadas pelos(as) Assistentes Sociais não vincula-se a conteúdos que contemplem as necessidades formativas das especificidades profissionais no que tange às dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa. Este trabalho resulta das experiências dos assistentes sociais residentes nos serviços de saúde pública e traz reflexões para fortalecimento do Projeto ético político da profissão e da reforma sanitária.