Banca de DEFESA: GABRIELA GONCALVES CABRAL

DISCENTE: GABRIELA GONCALVES CABRAL
DATA: 02/08/2024
LOCAL: PLATAFORMA ONLINE

“PARECE QUE JÁ ‘TÁ’ PREDETERMINADO ONDE VOCÊ VAI TRABALHAR, O QUE VOCÊ VAI FAZER”: crítica da empregabilidade trans.

transsexuais; história dos sonhos; teoria crítica; alienação; reificação.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Direito

O trabalho busca investigar o problema da alienação enfrentado pela população trans brasileira, especificamente em relação à ausência dessa população no mercado de trabalho formal. Por meio do método da análise de conteúdo das perguntas “Qual seu maior desejo profissional?” e “Qual o maior sonho da sua vida?”, as quais compõem o survey aplicado pelo projeto de pesquisa Trabalho, Emprego e Renda Trans: estudo sobre o acesso ao mercado de trabalho de pessoas transgêneras no estado do Pará, desenvolvido pelo Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará com o apoio do Ministério Público do Trabalho no Pará e Amapá, bem como por meio da análise bibliográfica dos principais artigos, TCCs, dissertações e livros desenvolvidos acerca do tema da empregabilidade trans no Brasil, buscou-se responder à pergunta-problema: de que maneira o modo como as pessoas trans sonham sobre suas próprias vidas evidencia o problema de alienação do mercado de trabalho que elas enfrentam? Foi possível perceber, a partir das teorias críticas de Rahel Jaeggi e Axel Honneth, como principal resultado da pesquisa que a capacidade de desejar da população trans tem sido restringida ao mero desejo pela sobrevivência material de seus corpos no mundo. Isso se apresenta como um verdadeiro princípio orientador da vivência trans no mercado de trabalho e é nesses termos que a população trans tem sofrido a alienação do mercado de trabalho formal, mas também no mercado de trabalho (nos raros casos em que ocupa esse espaço). Percebeu-se também que esse problema da capacidade de desejar retroalimenta o ciclo de exclusão social dessa população. Outrossim, a partir da interlocução com a crítica à Escola de Frankfurt de Amy Allen, a Crítica dos Afetos de Felipe Campello, a Teoria Decolonial e o Transfeminismo brasileiro, percebeu-se que a narrativa dos sonhos merece atenção e ser melhor elaborada, a fim de aperfeiçoar a maneira de pensar e elaborar novas soluções para os problemas sociais da população trans.

Externo à Instituição - FILIPE AUGUSTO BARRETO CAMPELLO DE MELO
Interno - 3613369 - JOAO DANIEL DAIBES RESQUE
Presidente - 2209185 - SAULO MONTEIRO MARTINHO DE MATOS
Notícia cadastrada em: 22/07/2024 10:44