Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATA ALINE BEZERRA ELLERES

DISCENTE: RENATA ALINE BEZERRA ELLERES
DATA: 15/05/2024
LOCAL: UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ - UFPA

Influência de antioxidantes provenientes do açaí (Euterpe oleracea) na resistência da união adesiva ao esmalte clareado.

Resistência de união; Agente Antioxidante; Extrato do  açaí, Clareamento dental.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Odontologia

Introdução: A presença do oxigênio residual proveniente dos peróxidos utilizados no clareamento dental interfere negativamente na resistência da união adesiva ao esmalte.Desta forma, buscam-se alternativas para neutralizar os radicais livres que ainda permanecem na estrutura do esmalte por certo intervalo de tempo. Dentre estas, a utilização de substâncias antioxidantes sintéticas (ascorbato de sódio) ou extratos de substâncias naturais. Estudos evidenciam que o açaí apresenta alto potencial antioxidante, sendo uma alternativa promissora. No entanto, devido o fruto apresentar elevado potencial de manchamento se torna igualmente necessária a mensuração desta variável, e sua possível influência na coloração do esmalte dental recém clareado. Objetivo: Avaliar a influência de um gel antioxidante a base de açaí (Euterpe oleracea), em diferentes concentrações, sobre a resistência de união adesiva e a cor do esmalte clareado. Metodologia: Serão utilizados dentes bovinos hígidos, os quais serão divididos aleatoriamente em 11 grupos, de acordo com a realização do clareamento, aplicação do gel antioxidante (a base de ascorbato de sódio nas concentrações de 10% e 35% ou a base de antioxidantes provenientes do açaí, também nas concentrações de 10% e 35%) e o tempo decorrido após o clareamento para a realização da união adesiva em esmalte. O agente clareador utilizado será o peróxido de hidrogênio a 40% (Opalescence Boost; Ultradent, Brasil), que será aplicado uma única vez por sessão, por 40 minutos. O protocolo clareador será realizado em 03 sessões, com um intervalo de 07 dias entre estas. Entre e após as sessões, os espécimes serão armazenados e mantidos em saliva artificial e estufa biológica (37º). A avaliação da resistência de união será realizada através do ensaio de microcisalhamento, após a confecção de cilindros de resina composta sobre o esmalte vestibular dos espécimes. Os corpos de prova serão fixados à máquina de ensaio universal (KRATOS KE, Cotia, SP, Brasil). Além da resistência de união, será realizada a mensuração da cor dos espécimes utilizando um espectofotômetro VITA Easyshade Compact (VITA Zahnfabrik, Bad Sackingen, Germany), em 3 tempos: Antes de qualquer intervenção e após 24h das intervenções experimentais (clareamento dental e aplicação do gel antioxidante). Após o ensaio mecânico, será verificada a distribuição normal dos dados pelo teste de Shapiro Wilk (p≥0.05) e se confirmando, será realizada a análise de variância (three way - ANOVA) com teste post hoc de Tukey, adotando-se o nível α de significância de 5%. Uma vez não confirmada, a análise utilizada será a de Kruskal-Wallis com teste post hoc de Dunn, adotando-se o nível α de significância de 5%.

Externo à Instituição - CRISTIANE DE MELO ALENCAR
Interno - 327879 - ELIANE BEMERGUY ALVES
Interno - 1259040 - JESUINA LAMARTINE NOGUEIRA ARAUJO
Presidente - 1640012 - SANDRO CORDEIRO LORETTO