Banca de DEFESA: CLAUDIO NASCIMENTO DA COSTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLAUDIO NASCIMENTO DA COSTA
DATA: 11/07/2024
LOCAL: Núcleo de Estudos Transdisciplinares de Educação Básica - NEB

O TECER DE UMA UNIVERSIDADE JUSTA NA AMAZÔNIA PELO OLHAR DOS GRADUANDO(A)S EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE DA UFPA

Concepção de justiça. Estudantes em vulnerabilidade. Assistência estudantil. Educação superior. Universidade justa na Amazônia

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Sociologia da Educação

Este trabalho apresenta como objeto de estudo o sentido de justiça que vem sendo impresso pelos processos de organização da Universidade Federal do Pará – UFPA, a partir do olhar dos graduandos em situação de vulnerabilidade. Analisa o modo pelo qual a UFPA, Campus Belém-PA contribui por meio da Política de Assistência Estudantil e de Acessibilidade- PINAE, para produzir as condições de garantia à educação na dinâmica de tecitura de uma universidade justa aos seus estudantes universitários em situações de vulnerabilidade. Para tanto, sustenta-se em uma abordagem qualitativa, emprega-se do estudo de caso e, utiliza-se como procedimentos metodológicos, a revisão de literatura bibliográfica, a análise documental e a pesquisa de campo mediada pelas entrevistas semiestruturadas de acordo com a fala dos sujeitos da pesquisa: os graduandos em situação de vulnerabilidades da Universidade Federal do Pará – Campus Belém; os representantes da entidades sociais criadas para ratificar a representatividade política em consonância com as lutas e interesses de grupos minoritários de estudantes ao enfrentamento dos desafios e das problemáticas vivenciadas por universitários vulneráveis no cotidiano da UFPA; e o gestor da Superintendência de Assistência Estudantil – SAEST/UFPA. Assim, a investigação buscou elementos para responder o seguinte problema de pesquisa: Como a Universidade Federal do Pará – UFPA (Campus Belém-PA) tem procurado efetivar os princípios da universidade justa, por meio da assistência estudantil, enquanto direito à educação aos seus estudantes universitários em situação de vulnerabilidade? Neste sentido, a escuta atenta destes(as)estudantes, junto à análise dos processos institucionais, permitiu-me identificar que a PINAE tem desempenhado um papel fundamental na promoção da justiça social dentro da Universidade Federal do Pará, por meio de Programas como Bolsa Permanência, Auxílio Alimentação, Saúde e Moradia, confirmam que o trabalho da SAEST tem proporcionado arranjos organizacionais para o enfrentamento da situação de vulnerabilidade socioeconômica estudantil, assim, estes acadêmicos substantivam a Assistência Estudantil como, o Pilar, o Direito, o Suporte, a Provedora, a Garantia de que o percurso acadêmico não se tornará um impeditivo ao êxito. Todavia, durante o processo de escuta, também foi possível identificar desafios e limitações como, a dificuldade de comunicação efetiva com os(as) estudantes, a insuficiência de recursos, as dificuldades no acesso aos benefícios oferecidos, a burocracia excessiva e a demora na análise dos processos para concessão dos auxílios, foram alguns dos pontos levantados como obstáculos para a efetiva garantia da justiça na universidade. De tal forma que, foi possível constatar que a UFPA está em constante busca por ser a menos injusta possível, por meio da Assistência Estudantil, a universidade tem se comprometido para que, cada vez mais, estudantes vulneráveis tenham acesso aos recursos e apoio necessários para alcançar seu potencial acadêmico, cognitivo, emocional, ético, e cultural contribuindo, portanto, para a formação cidadã pautada na promoção do respeito às diferenças e na valorização de uma cultura de acolhimento, inclusão e equidade de oportunidades entre os pares.

Presidente - 2555964 - DINAIR LEAL DA HORA
Interno - 1323098 - MARIA EDITH ROMANO SIEMS
Interno - 1152656 - NEY CRISTINA MONTEIRO DE OLIVEIRA
Interno - 326878 - RAIMUNDO ALBERTO DE FIGUEIREDO DAMASCENO