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Banca de DEFESA: ANTONIO HENRIQUE FRANÇA COSTA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO HENRIQUE FRANÇA COSTA
DATA: 27/08/2024
HORA: 18:00
LOCAL: Sala virtual
TÍTULO:

ESTUDO DE CASO DOCUMENTAL SOBRE O CURSO DE LICENCIATURAEM ESTUDOS AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS (LIESAFRO) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA).


PALAVRAS-CHAVES:

Formação Inicial, Educação para Relações Étnico-Raciais, Universidade
Federal do Maranhão, Estudos Africanos e Afro-Brasileiros


PÁGINAS: 190
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Currículo
ESPECIALIDADE: Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação
RESUMO:

Este estudo tem como temática a Formação de Professores/as e a Educação para
Relações Étnico-Raciais (ERER), e como objeto de investigação, o Curso de Licenciatura em
Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (LIESAFRO) da Universidade Federal do Maranhão
(UFMA). Este estudo caracteriza-se como bibliográfico, tendo como objetivo geral: Analisar
o processo de Formação Inicial para Educação das Relações Étnico-Raciais realizado na
Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (LIESAFRO) da Universidade Federal
do Maranhão (UFMA), e objetivos específicos: Compreender como a legislação sobre a
ERER na modalidade das Leis nº10.639/2003 e nº11.645/2008 se consolidou na UFMA
através da LIESAFRO; Demonstrar a importância da LIESAFRO na discussão da ERER e de
um Currículo não eurocêntrico; Registrar os principais resultados das atividades
desenvolvidas pela LIESAFRO, e o percurso acadêmico e profissional dos discentes no
período de 2015 a 2020. O problema que motivou esse estudo reside na necessidade de
entender como a Licenciatura em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros (LIESAFRO),
desenvolve suas atividades referentes à ERER, trabalhando a partir de um Currículo não
eurocêntrico e de uma nova proposta de epistemologia de Formação Inicial e Formação
Continuada de Professores/as. A leitura do objeto de estudo estrutura-se por meio do aporte
teórico-metodológico a partir das formulações sobre Currículo em José Sacristan (1998,
2016, 2017); José Sacristan e Antonio Gomez (2000); Paulo Freire (1921/1997/2018, 2001,
2014); Kátia Regis (2009, 2012); Cultura em Frantz Fanon (1952, 1956/2012, 1961/2005). E
literatura especializada a partir das formulações sobre Formação de Professores/as em
Wilma Coelho e Mauro Coelho (2013, 2018, 2021); Wilma Coelho (2018); Tania Müller,
Wilma Coelho, Paulo Ferreira (2015); Wilma Coelho e Carlos Silva (2015); Wilma Coelho,
Tania Müller (2013); Wilma Coelho e Carlos Silva (2016). E do aporte metodológico

estruturando-se em Laurence Bardin (2016) por meio de técnicas da Análise de Conteúdo, no
que se refere à organização e tratamento dos documentos identificados sobre a temática. Os
resultados encontrados neste estudo indicam que a temática sobre a Formação Inicial e a
Formação Continuada de Professores/as em ERER, e a sua relação entre ensino e pesquisa é
“sustentada” por uma “práxis” educativa que possibilita a construção de novos caminhos de
aprendizagens. Desta forma os resultados encontrados demonstram que a LIESAFRO
configura-se como uma nova epistemologia, que tem contribuído para a descolonização dos
Currículos dos Cursos de Formação Inicial e Formação Continuada de Professores/as, a partir
da prática e dos saberes trabalhados com os seus discentes.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA CRISTINA JUVENAL DA CRUZ
Externo à Instituição - CICERA NUNES
Interno - 441.714.042-15 - FABIANE MAIA GARCIA - UFAM
Externo à Instituição - KÁTIA EVANGELISTA RÉGIS
Presidente - 2178662 - WILMA DE NAZARE BAIA COELHO
Notícia cadastrada em: 21/08/2024 09:20
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