Banca de QUALIFICAÇÃO: EDILEUZA DE SARGES ALMEIDA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDILEUZA DE SARGES ALMEIDA
DATA: 02/09/2024
LOCAL: SALA DE DEFESA DO PGEDA - POLO BELÉM UFPA

ELAS AGENCIAM TERRITÓRIOS EXISTENCIAIS: Cartografia de Devir-Mulher no Programa Mulheres e Meninas nas Engenharias (PMME) do Campus Universitário de Tucuruí (CAMTUC) – UFPA.

Cartografia; Devir-Mulher; PMME; Territórios Existenciais; Educação.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação

Essa pesquisa de doutorado percorre os territórios existenciais agenciados por mulheres universitárias que, coletivamente, conectaram-se em redes de afeto para dar vazão à uma educação feminista que abriga e acolhe, transgride e resiste. A coletividade em questão é o Programa Mulheres e Meninas nas Engenharias – PMME, grupo criado no Campus Universitário de Tucuruí – CAMTUC, da Universidade Federal do Pará, campus marcado pela predominante oferta de cursos de Engenharias (Civil, Elétrica, Computação, Mecânica e Sanitária e Ambiental). No PMME as experimentações emergem como atos de resistência e transgressão contra atos machistas, sexistas pavimentados na estrutura patriarcal. É nesse coletivo que desenvolvemos a pesquisa, motivadas a cartografar os movimentos de devir-mulher nas ações formativas e interventivas do PMME em ambientes acadêmicos e sociais. Assim, somos mobilizadas pelas seguintes questões: Que outras engenharias formativas o PMME é capaz de agenciar? Que educação é capaz de abrigar as singularidades das mulheres, suas lutas e perspectivas formativas? Como criar territórios existenciais para o “povo que falta” das engenharias, isto é, as “vozes-mulheres” insurgentes e aspirantes por outras formações? Que agenciamentos coletivos poderão nascer das alianças entre as mulheres das engenharias e as jovens estudantes de ensino médio?  Com essas motivações, ensaiamos um pensar-fazer cartográfico rizomático (Deleuze e Guattari, 1995) traçando linhas de fuga, agenciando territórios existenciais, movimentando as redes de ação e formação. Aliançamos intercessões teóricas com a Filosofia da Diferença, as Epistemologias Feministas, os Estudos de Gênero, Sexualidade e Educação. Por ora, consideramos que os agenciamentos coletivos de mulheres fazem emergir a criação de territórios existenciais na educação, alianças e conexões afetivas que engendram experimentações políticas, artísticas e educativas em uma sociedade em vias de transformação.

Presidente - 2298298 - GILCILENE DIAS DA COSTA
Interno - 2299112 - JOSE VALDINEI ALBUQUERQUE MIRANDA
Interno - 818.869.000-78 - LEILA ADRIANA BAPTAGLIN - UFRR
Externo ao Programa - 3329971 - MARIA LUCILENA GONZAGA COSTA