Notícias

Banca de DEFESA: EFIGENIA DAS NEVES BARBOSA RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EFIGENIA DAS NEVES BARBOSA RODRIGUES
DATA: 02/09/2024
HORA: 14:00
LOCAL: Sala virtual
TÍTULO:

PROFESSORES E SUAS NARRATIVAS SOBRE INTERCULTURALIDADE NO CURSO DE PEDAGOGIA DO
PARFOR/AMAPÁ


PALAVRAS-CHAVES:

Formação de Professores.Egressos.Parfor.Narrativas.Práticas Pedagógica.


PÁGINAS: 215
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta tese tem como objeto de estudo a formação inicial de professores pela perspectiva intercultural
crítica no curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Amapá e Universidade do
Estado do Amapá desenvolvida pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica
(Parfor) nas turmas de Macapá nos anos de 2015 a 2020, período de egressos dos professores. Para esta
discussão assumimos a perspectiva da Interculturalidade Crítica e nos fundamentamos em autores
como: Candau e Russo (2010), Candau (2008), Walsh (2019; 2010), Fleuri (2003) e Oliveira e Freire
(2015) apontamos como objetivo analisar os conhecimentos interculturais na formação inicial de
professores na Amazônia amapaense a partir da relação teoria e prática e do compromisso em formar
professores críticos, para atuar no contexto social e educacional valorizando a cultural local. Para este
estudo, nos apropriamos da abordagem qualitativa. O lócus da pesquisa documental foram as duas
universidades públicas situadas na cidade de Macapá, que possuem o curso de licenciatura em
Pedagogia pelo Parfor. Analisamos os Projetos Pedagógicos de Curso-PPC e os documentos oficiais da
política de Formação de Professores no Brasil, no estado do Amapá, e do Curso de Pedagogia
Parfor/UNIFAP e UEAP. As técnicas de pesquisa foram realizadas por meio da Entrevista Narrativa
com sete (7) professores egressos do Parfor à luz da análise das contribuições de Clandinin e Connely
(2011); Jovchelovich e Bauer (2008) que as consideram como a melhor forma de compreender e de
representar as experiências de vida, particularmente as educacionais vividas e contadas pelos
professores sobre o seu contexto profissional nas escolas onde estão inseridos. Utilizamos a Análise do
Discurso como técnica de análise dos dados. Como resultados constatamos que: 1: as análises

documentais e dos dados empíricos nos possibilitaram entender que o Curso de licenciatura em
Pedagogia/Parfor/UNIFAP/UEAP foi um curso de formação em caráter emergencial, nos marcos legais
da formação de professores há uma forte influência da concepção neoliberal, tendo como base os
organismos internacionais, concluímos também que o nível acadêmico dos professores egressos em
exercício nos anos iniciais do ensino fundamental da rede pública amapaense e paraense contribuiu para
a melhoria do ensino dos professores e foi ressignificada a partir da influência do curso, caracterizando-
se em potencialidades. Entretanto, o curso apresentou sérios problemas de ordem administrativa
(gestão), de infraestrutura (espaço), financeiros (tanto da instituição quanto dos acadêmicos) e de
conteúdo (pouca ênfase nos conhecimentos interculturais). Esses problemas constituíram um grande
desafio para as instituições superarem essas adversidades. 2: os projetos de Curso (PPC) de formação
de licenciatura em Pedagogia/Parfor na Amazônia amapaense se relacionam com a Interculturalidade
crítica de forma tímida, os projetos trazem elementos que se relacionam com a Interculturalidade, no
entanto, os professores não reconhecem a efetividade dos conhecimentos interculturais e dos
conhecimentos locais como o Marabaixo em suas formações. As análises revelaram um cenário
preocupante: a Interculturalidade, componente crucial para a formação de professores comprometidos
com a diversidade, ocupa um espaço tênue no curso de licenciatura em Pedagogia pelo Parfor. Mesmo
havendo algumas iniciativas, o estudo demonstrou lacunas significativas na abordagem da
Interculturalidade Crítica, questão que enfraquece e descontextualiza as discussões sobre as relações de
poder e desigualdade presentes em diferentes contextos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ARTHANE MENEZES FIGUEIREDO
Externo à Instituição - CECILIA MARIA CHAVES BRITO BASTOS
Externo à Instituição - ELIVALDO SERRAO CUSTODIO
Presidente - 313.692.194-15 - EUGÉNIA DA LUZ SILVA FOSTER - UNIFAP
Interno - 581.553.686-53 - MARIA JOSE DE PINHO - UFT
Interno - 1152656 - NEY CRISTINA MONTEIRO DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 1231638 - RAQUEL AMORIM DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 05/08/2024 09:31
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - morango.ufpa.br.morango2