Banca de DEFESA: MONIKA DE AZEVEDO RESCHKE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MONIKA DE AZEVEDO RESCHKE
DATA: 29/08/2024
LOCAL: NEB/UFPA

A implementação do Instituto Cívico Jurídico Paes de Carvalho no contexto
republicano no município de Belém (1898-1911)

Instituto Cívico-Jurídico Paes de Carvalho. História da Educação Paraense. Primeira República.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

Esta tese de doutorado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), teve como objetivo analisar o processo de implementação do Instituto Cívico-Jurídico Paes de Carvalho (ICJPC) entre 1898 e 1911. A análise se deu a partir da compreensão do contexto histórico, do projeto educacional republicano, dos marcos legais do período e da organização administrativa e pedagógica do Instituto. Buscou-se com a pesquisa responder à questão: como ocorreu o processo de implementação do Instituto Cívico-Jurídico Paes de Carvalho, entre 1898 e 1911, no contexto educacional da Primeira República em Belém? Utilizou-se a pesquisa histórica a partir do levantamento e análise de fontes documentais, que iniciou com as visitações em arquivos e bibliotecas para coletar documentos relevantes, como relatórios, ofícios e atas. O referencial teórico foi composto, entre outros autores, por Saviani (2013, 2014) para tratar do contexto educacional da Primeira República; por Carvalho (2001, 2004) para a análise do imaginário e da cidadania republicana; Nosella, Buffa (2013) e Justino Magalhães (1998, 2004) para tratar sobre as instituições escolares, além das contribuições teóricas de Gramsci. A criação do ICJPC, em 1898, pelo intendente Antônio Lemos, com a participação de Virgílio Cardoso de Oliveira, visava proporcionar uma educação cívico-jurídica à população, formando cidadãos conscientes de seus direitos e deveres republicanos. A análise detalha o contexto histórico de sua fundação, o projeto de educação da época e os marcos legais que balizaram sua estrutura e funcionamento, evidenciaram que o Instituto foi uma estratégia de fortalecimento do ideário republicano e de formação de uma cidadania ativa e informada. Este trabalho contribui para a historiografia das instituições escolares no Brasil, destacando a relevância da educação cívico-jurídica na consolidação do regime republicano e na formação da identidade nacional.

Presidente - 326878 - RAIMUNDO ALBERTO DE FIGUEIREDO DAMASCENO
Interno - 402.947.222-20 - ANSELMO ALENCAR COLARES - UFOPA
Interno - 1152656 - NEY CRISTINA MONTEIRO DE OLIVEIRA
Interno - 2657198 - VIVIAN DA SILVA LOBATO