Banca de DEFESA: JESSICA FERREIRA NUNES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JESSICA FERREIRA NUNES
DATA: 26/08/2024
LOCAL: NÚCLEO DE ESTUDOS TRANSDISCIPLINARES EM EDUCAÇÃO BÁSICA

PROFESSORA ADILES ARACY ALVES MONTEIRO:  PARTICIPAÇÃO E CONTRIBUIÇÃO NA INSTITUCIONALIZAÇÃO DA ESCOLARIZAÇÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ESTADO DO PARÁ

História da Educação paraense; História dos Intelectuais; Institucionalização; Escolarização de alunos com deficiência visual

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Tópicos Específicos de Educação
ESPECIALIDADE: Educação Especial

Esta tese, cuja temática central foi a história da educação especial paraense, teve como objetivo principal analisar a participação da professora Adiles Monteiro no processo de institucionalização da escolarização de pessoas com deficiência visual no Pará. A investigação partiu das seguintes questões norteadoras: a)Qual formação a professora Adiles Aracy Alves Monteiro teve que a qualificou para atuar na escolarização de pessoas com deficiência visual?; b) Que participação a professora Adiles Aracy Alves Monteiro teve no processo de institucionalização da escolarização de pessoas com deficiência visual no estado do Pará?; c)Qual foi a atuação profissional da professora Adiles Aracy Alves Monteiro durante o processo de institucionalização na escolarização de pessoas com deficiência visual no Estado do Pará?. Fundamentada na pesquisa Histórica Social, empreguei como abordagem investigativa a História dos Intelectuais, em que relacionei como técnica metodológica os conceitos de redes de sociabilidade, de itinerários intelectuais e de geração para abordar o objeto sob investigação. Os dados que forjaram as fontes investigativas foram documentos por mim localizados em minhas buscas junto à órgãos como a Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA), ao Centro Cultural e Turístico Tancredo Neves (CENTUR) e no escritório pessoal da professora. Como técnica de tratamento de dados lancei mão da Análise de Conteúdo. Os dados revelaram que a professora Adiles Aracy Alves Monteiro foi uma das pioneiras da educação especial, participando diretamente da institucionalização da escolarização das pessoas com deficiência visual no Estado do Pará. Sua atuação profissional no campo da escolarização de alunos com deficiência visual foi de trinta e nove anos, participando da fundação da Escola de Cegos do Pará (1953), acompanhando as mudanças dos paradigmas e dos atendimentos realizados nessa instituição, atuando desde seu período segregacionista até o período da integração escolar. Os itinerários intelectuais da professora nos revelam que sua formação a colocou em um patamar formativo inovador no estado, sendo uma das primeiras a realizar o curso de especialização para atuar com alunos com deficiência visual (1953), integrou a primeira turma de Bacharelado em Pedagogia da Universidade do Pará (1958), e foi a primeira professora da Educação Especial paraense a ingressar em um curso de Mestrado e concluir uma Dissertação sobre a Educação Especial desenvolvida no Estado do Pará (1977). Suas experiências formativas e profissionais a forjam como uma importante intelectual da educação, figura importante para a história da Educação especial do Pará, com evidentes contribuições não só para a institucionalização da escolarização das pessoas com deficiência visual, como também para o campo da produção do conhecimento científico do contexto educacional em que viveu.

Presidente - 1153154 - GENYLTON ODILON REGO DA ROCHA
Interno - 1323098 - MARIA EDITH ROMANO SIEMS
Externo ao Programa - 2353806 - AMELIA MARIA ARAUJO MESQUITA
Externo ao Programa - 2093036 - ELIELSON RIBEIRO DE SALES