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Banca de DEFESA: DANIELLY CRISTINNE BARBOSA DE CAMPOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DANIELLY CRISTINNE BARBOSA DE CAMPOS
DATA: 03/05/2024
HORA: 14:00
LOCAL: NEB-UFPA
TÍTULO:

A ORGANIZAÇÃO DA INSTRUÇÃO PÚBLICA NA AMAZÔNIA PARAENSE DURANTE A PRIMEIRA INTERVENTORIA DE MAGALHÃES BARATA OCORRIDA ENTRE 1930 E 1935.


PALAVRAS-CHAVES:

Instrução Pública. Pará. Magalhães Barata.


PÁGINAS: 127
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação
RESUMO:

Esta pesquisa analisou o processo de organização da instrução pública na Amazônia paraense no período da primeira interventoria de Joaquim de Magalhães Cardoso Barata, ocorrida entre novembro de 1930 e abril de 1935. A análise se deu a partir da compreensão do cenário político e educacional brasileiro e paraense no período, da caracterização do processo de organização da instrução pública e da identificação das bases legais instituídas pelo interventor Magalhães Barata. A problemática da pesquisa parte da seguinte pergunta: como se deu o processo de organização da instrução pública no Pará por meio dos documentos regulatórios chancelados entre os anos de 1930 e 1935? A partir deste questionamento, foi traçado o objetivo principal de analisar o processo de organização da instrução pública paraense entre os anos de 1930 e 1935, além dos específicos com o intuito de: a) compreender o cenário político e educacional brasileiro; b) identificar as bases legais de organização da instrução pública no Pará; e c) caracterizar o processo de organização da instrução pública paraense instituída por Magalhães Barata no período de sua primeira interventoria. O referencial teórico foi composto por autores como: Fausto (1986, 1990, 2006) e D’Araújo (1997, 1999, 2011), que tratam do período da Segunda República no Brasil; Andreotti (2006), Damasceno (2015, 2016) e Fausto (2006), que abordam questões relacionadas à educação pública brasileira na década de 1930; Castro (2011) e Rodrigues (1979, 2023), que versam sobre o cenário político paraense no período estudado; e Damasceno (2012), que discute a educação pública paraense no período da primeira interventoria de Barata. Além disso, a fundamentação teórica também foi baseada nas concepções do filósofo Antônio Gramsci (1982) como forma de compreensão e análise da realidade. Como fontes documentais, foram consultados decretos chancelados no período selecionado para a pesquisa, uma portaria publicada em 1933 e duas edições da Revista do Professorado do Pará publicadas nos anos de 1934 e 1935, todos coletados em locais diversos, como Arquivo Público do Estado do Pará (APEP), Biblioteca Pública Arthur Vianna (BPAV) e Imprensa Oficial do Estado do Pará (IOEPA). No tratamento dos dados, foi utilizada a técnica de Análise de Conteúdo, baseada em Bardin (1977). Os resultados alcançados sustentam a tese de que o governo de Magalhães Barata implementou no Pará as diretrizes do governo Vargas, caracterizadas por orientação uma liberal e autoritária em diferentes aspectos e dimensões, sobretudo na educação, utilizando da oferta escolar para construir uma educação que se baseava em princípios “puros” e “sãos”, em contraposição a outros de natureza “impura” e “funeste”. Nessa perspectiva, o seu método de implantação pressupunha, entre outras características, o aligeiramento do ensino por meio da “simplificação dos programas”, além da fiscalização “severa” e do controle das atividades do ensino, com vistas a dar suporte a esse projeto de dominação ideológica, tendo como uma de suas principais medidas a expansão expressiva da rede escolar no estado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 326878 - RAIMUNDO ALBERTO DE FIGUEIREDO DAMASCENO
Interno - 402.947.222-20 - ANSELMO ALENCAR COLARES - UFOPA
Interno - 1152656 - NEY CRISTINA MONTEIRO DE OLIVEIRA
Interno - 2657198 - VIVIAN DA SILVA LOBATO
Externo à Instituição - DENISE DE SOUZA SIMOES RODRIGUES
Externo à Instituição - SIDNEY DA SILVA LOBATO
Notícia cadastrada em: 19/04/2024 09:43
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