POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O ENSINO MÉDIO: AS PERSPECTIVAS DE FORMAÇÃO HUMANA PRESENTES NA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO IMPLEMENTADA POR MEIO DO SISTEMA EDUCACIONAL INTERATIVO (SEI)
Política pública. Ensino médio. Formação humana.
O Presente estudo busca discutir as políticas públicas para o ensino médio e as perspectivas de formação humana presentes na proposta de educação implementada por meio do Sistema Educacional Interativo (SEI). Nesse sentido, nos mobiliza a fazer a seguinte indagação: Quais perspectivas de formação humana estão presentes nas políticas públicas para o ensino médio implementadas por meio da proposta de educação Sistema Educacional Interativo (SEI)? Desse modo, torna-se imperativo analisar as políticas públicas para o ensino médio e as perspectivas de formação humana presentes na proposta de educação implementada por meio do Sistema Educacional Interativo (SEI). Para atingir tal objetivo faz-se necessário analisar a influência dos organismos multilaterais na definição das políticas públicas para o Ensino Médio e suas orientações para promoção da formação humana; Analisar as políticas públicas para o Ensino Médio, de modo mais específico o Sistema Educacional Interativo e suas interfaces e por fim identificar as concepções de formação humana presente no Sistema Educacional Interativo (SEI) e as reverberações na educação dos filhos e filhas da classe trabalhadora. Para elucidar a problemática, aqui levantada, recorremos Shiroma (2008), Saviani (1999), Sabbi e Azavedo (2013) Libâneo (2016), Adrião e Peroni (2009), Hadadad (2008), Mello e Moll (2019), Araújo (2009), Motta e Frigotto (2017), Ramos e Frigotto (2017). No que se refere ao método, este trabalho é orientado pelo materialismo histórico dialético em que as categorias analíticas mediação, contradição e totalidade serão fundamentais na explicação do objeto em tela. Também lançamos mão da pesquisa bibliográfica e da pesquisa documental, após a categorização dos dados coletados utilizaremos a estratégia metodológica análise de conteúdo. Este trabalho apresenta a seguinte organização: I) Introdução, em que se faz uma apresentação dos principais elemento do objeto do estudo; II) Aqui apresentamos como se deu a implementação do SEI no estado do Pará e como está organizado, assim como a presença da educação mediada por tecnologia em outros estados da federação brasileira; III) Organismos multilaterais e a definição de políticas públicas para o ensino médio: o Estado do Pará neste capítulo abordamos a influência das principais organizações multilaterais na definição da educação no Brasil e por conseguinte no território paraense; IV) Discorremos sobre o método norteador deste estudo, assim como o percurso metodológico.