O ATENDIMENTO EDUCACIONAL DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO PARÁ DO SÉCULO XIX
História da Educação Especial no Pará; Atendimento Educacional de pessoas com deficiência; Oitocentismo; História Social.
Este relatório de Exame de Qualificação apresenta como tema a História da Educação Especial, e como objetivo geral analisar o atendimento educacional de pessoas com deficiência durante o século XIX no Pará. Elencando como objetivos específicos: a) Compreender o atendimento educacional das pessoas com deficiência que era promovido no Pará do século XIX; b) Caracterizar o atendimento educacional que era oferecido às pessoas com deficiência, no Pará do século XIX; c) Verificar as possíveis influências que o debate internacional sobre a educação das pessoas com deficiência teve sobre o atendimento educacional desses sujeitos no Pará do século XIX. A pesquisa foi elaborada, a partir da concepção de Gondra e Schueler (2008), num desdobramento coerente entre a temática e o período estabelecido, levando em consideração que as fontes até agora encontradas indicam que a noção de “educação” destinada às pessoas com deficiência, eram experiências que consideravam formas institucionalizadas ou não institucionalizadas. Quanto ao método optou-se pela pesquisa histórica, cuja especificidade consiste no tempo, no fenômeno educativo em suas diferentes facetas. A concepção de história definida foi a História Social, que possibilita substituir perspectivas exclusivamente lineares de uma história contínua e factual, além de considerar que existem outros sujeitos como protagonistas. A coleta dos dados ainda está em andamento, entretanto sua catalogação e identificação está sendo realizada a partir de três categorias documentais: relatórios públicos; periódicos paraenses e nacionais (jornais, revistas, anuários, boletins etc); legislações nacionais e locais, o material encontrado concentrou-se em grande parte nos acervos do Arquivo Público do Estado do Pará; Biblioteca Pública Arthur Vianna e no site da Fundação Biblioteca Nacional. De posse de todas as fontes históricas necessárias partiremos para a análise dos dados que será realizada a partir da análise de conteúdo de Laurence Bardin (1977). O levantamento dos dados realizados até o presente momento, indicam que o atendimento educacional das pessoas com deficiência se caracterizou pela influência de duas grandes forças educativas que exerceram influência sobre a sociedade paraense dos oitocentos.