UNIDADE INTEGRADA DE ENSINO:UM PROJETO ESCOLAR A SERVIÇO
DE UMA INTERVENÇÃO NA AMAZÔNIA
Ditadura Civil-Militar; Política Educacional; Unidade Integrada de Ensino; Usina Hidrelétrica de Tucuruí.
Esta pesquisa tem como objetivo compreender a trajetória histórica de uma instituição educativa: a Unidade Integrada de Ensino (UIE), no período compreendido entre 1978 e 1985. O recorte temporal está delimitado entre o ano de criação da referida instituição, até o último ano em que a empresa Camargo Corrêa foi sua mantenedora. Busca-se entender como a UIE se inseriu no contexto da educação brasileira nos anos 1970/1980 e sua relação
com as políticas educacionais adotadas pelo regime militar no interior do Pará, como um contributo à História da Educação brasileira, regional e local. A opção pela pesquisa histórica documental utiliza em sua coleta de dados fontes documentais. Para respaldar a discussão proposta, dialogamos com autores que são referência na área, tais como Saviani (2002; 2013), Germano (2011), Mathias (2004), Nosella e Buffa (2006), Dreifuss (1981), Fico (2004), Reis (2014) dentre outros. A tese que norteia esta pesquisa é a de que a UIE, sob o argumento de oferecer educação aos trabalhadores da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, caracterizou-se como um processo de apartheid educacional no município de Tucuruí, fornecendo à determinada parcela da população uma formação diferenciada e qualificada, em consonância com as políticas implementadas pelo regime militar, e outra a rede municipal de educação totalmente abandonada.